Dez dicas para se inscrever na Corrida dos Bombeiros como doador de sangue

15/07/2015 19:20
Da reportagem/VaiCorrendo.com
 
Como ocorre em todos os anos, a abertura das inscrições para a Corrida dos Bombeiros de Ribeirão Preto, que em 2015 tem o nome de "6km Bombeiros", eleva o número de doadores de sangue e de atletas em dúvida sobre como proceder para se inscrever gratuitamente, sem a taxa de R$ 70 (corrida) ou R$ 35 (caminhada).
 
Para ajudar a tirar todas as dúvidas dos participantes, o VaiCorrendo.com realizou nesta quarta-feira (15) a sua inscrição como atleta-doador. Confira como você deve proceder para se inscrever gratuitamente na tradicional corrida de rua agendada para o dia 23 de agosto (nova data):
 
 
✦ 1º PASSO
Vá até um dos postos de coleta de sangue em Ribeirão Preto e apresente-se na recepção. O corredor Rafael Gonçalves realizou a sua doação no Hemocentro da rua Quintino Bocaíuva, 470 (no quarteirão do Hospital São Lucas). Leve documento, de preferência, CNH (Carteira Nacional de Habilitação), pois nela contém RG e CPF.
 
✦ 2º PASSO
A recepcionista avisará que, após a ingestão de comidas gordurosas, é preciso aguardar o período de 3 horas. Caso contrário, o doador terá de retornar mais tarde. Café da manhã, sucos e frutas não atrapalham o processo da doação de sangue.
 
✦ 3º PASSO
O corredor passará por uma rápida avaliação e entrevista em uma sala reservada, onde uma gota de sangue é recolhida do dedo. Depois de aproximadamente 20 perguntas pessoais e sigilosas, será confirmada a liberação para doação de sangue. ATENÇÃO: Para doar, é preciso ter entre 18 e 67 anos, estar em boa saúde, ter mais de 50kg (homens) ou 51kg (mulheres) e ter evitado o uso de bebidas alcoólicas nas últimas 12 horas.
 
✦ 4º PASSO
Aprovado no teste, o corredor será encaminhado até a sala ao lado para a coleta do sangue. A quantidade é de 450ml a 500ml. Também são coletadas amostras para exames obrigatórios por lei.
 
✦ 5º PASSO
Após a doação, é oferecido lanche, suco e água para repor o volume retirado na doação. Volte até a recepção e peça o comprovante para efetuar a inscrição na 6km Bombeiros. Nos últimos anos, a campanha gerou mais de sete mil doadores.
 
✦ 6º PASSO
Dirija-se até o terceiro piso do Shopping Santa Úrsula com documento e comprovante da doação. Não adie por muitos dias para não correr o risco de perder a sua inscrição - vagas limitadas.
 
✦ 7º PASSO
Entregue os documentos à recepcionista. Ela irá validar o seu CPF para que a inscrição seja registrada sem cobrança de valor.
 
✦ 8º PASSO
No mesmo espaço há um computador para que seja feita a inscrição. O próprio corredor preenche seus dados na máquina localizada ao lado da recepcionista inserindo o número de CPF duas vezes (login e senha).
 
✦ 9º PASSO
O sistema confirmará a sua inscrição automaticamente no seu próprio e-mail. Veja um exemplo:
 
"Evento 6KM Bombeiros/ACIRP
Olá RAFAEL SCANDAROLI GONÇALVES, 
Sua inscrição no evento 6KM Bombeiros/ACIRP foi efetuada com sucesso. 
Agradecemos sua participação."
 
✦ 10º PASSO
Imprima a confirmação que chegar no seu e-mail para retirar o kit da corrida na Loja Decathlon do Novo Shopping no dia anterior à prova. A corrida será às 8h do dia 23, em frente ao Quartel do 9º Grupamento de Bombeiros - av. Paschoal Innechi, 1538. E boa corrida!