A corrida e suas frustrações

26/01/2017 09:40
Prof. Rodrigo Carvalho*
 
Como vai amigo corredor? Estamos de volta para mais um tema no blog do VaiCorrendo.com. E que comece o ano novo. Você já preparou o calendário de 2017 das corridas de rua? Basta acessar o link ao lado aqui no site oficial do atleta amador.
 
Tem tentado melhorar sua performance? Faz o treino e cumpre tudo certinho? Não sei se é seu caso, mas muitos corredores treinam, treinam, treinam e, quando chega a "Hora H", não conseguem atingir o objetivo.
 
Existem, sim, atletas que são verdadeiros "leões de treino" e pouco rendem na competição. Um dos motivos é ansiedade. Ela pode atrapalhar demais a rotina de treinos e competições. Em algumas pessoas, o corpo não aguenta cobranças físicas diárias de volume e intensidade todos os dias. Descanso é extremamente necessário.
 
Em competição, um pouco de ansiedade é bom, vai bem! Porém, se a descarga de adrenalina pré-corrida for muito grande, vai atrapalhar a sua prova.
 
Se você é um desses ansiosos, procure ficar em um canto, sozinho, no dia da corrida. Assim ninguém irá perguntar em quanto tempo quer fazer e qual é seu objetivo. Coloque uma música calma e somente quando faltar 10 minutos para a largada mude a estação e dê o play em um som que te "exploda".
 
Vá para a largada "doidão", com aquela vontade de fazer seu melhor. Ansiedade demais é vilã na performance de um atleta. Tente e saiba dosar.
 
Grande abraço e até a próxima aqui no VaiCorrendo.com, o site do corredor de rua!
 
*Colunista do VaiCorrendo.com, Rodrigo Carvalho é especialista em treinamento esportivo de bases científicas pós-graduado pela USP de Ribeirão Preto, personal trainer e ex-atleta de elite
 
 

(Os textos, informações e opiniões publicadas nesse espaço são de total responsabilidade do autor. Logo, não correspondem, necessariamente, o ponto de vista do VaiCorrendo.com)