A melhor dieta detox de todos os tempos

26/07/2016 17:22

Nutricionista Renato Barbim*

 
Sucos detox, sucos anti-celulite, sucos emagrecedores, sucos que protegem a pele, e por aí vai... Infelizmente vejo muitas matérias (escritas por nutricionistas, inclusive) dizendo a respeito dos benefícios desses sucos, como se tudo o que eu tivesse feito de errado em um fim de semana ou durante a vida pudesse ser resolvido com uma poção mágica.
 
Alguns podem se perguntar: mas eu fiz a tal dieta detox e emagreci muito, por que não funciona? A resposta é bem simples: qualquer dieta hipocalórica que você fizer após uma semana de festas e viagens ou após anos e anos seguindo hábitos alimentares errados, terá uma ação parecida, que é uma perda de peso leve (no início, qualquer dietinha de google, seja ela da lua, do sol ou da sopa, fará você perder líquidos, e com isso peso).
 
Contudo, não se anime com essa perda de peso rápida. Um corpo saudável, com uma boa relação "massa muscular x massa de gordura" é construído com o passar dos meses, anos, décadas! Um simples suco, sopa ou dieta de duas semanas não mudará em nada sua vida.
 
Nutrição e atividade física sempre serão os principais aliados de um corpo bem construído, ativo e saudável. Você já parou para pensar o quanto de dinheiro gastou no último ano com suplementos, produtos da moda, dietas em cápsulas, shakes e tratamentos estéticos? E o quanto realmente seu corpo mudou? Pois é, algo está errado. O marketing desses produtos é muito bom e sua ação é ilusória.
 
A verdadeira dieta detox não vem embalada, com rótulos. Você a encontra facilmente nos varejões, com frutas, verduras, legumes, cereais, etc. Suplementos são interessantes? Sim! Muito! Mas nem 5% do que se vende realmente tem uma utilidade e a maneira de se utilizar deve ser prescrita por um profissional da área.
 
Combine todos os nutrientes, todos os dias, e prolongue sua qualidade de vida. Não espere mudanças rápidas, tenha paciência e trace metas. Se você cometeu muitos exageros em sua vida, busque auxílio de um profissional Nutricionista e mude seus hábitos.
 
Um grande abraço e até a próxima coluna aqui no site do corredor de rua!
 
*Colunista do VaiCorrendo.com, Renato Barbim é graduado em Nutrição e Metabolismo pela USP de Ribeirão Preto e especialista em Fisiologia do Exercício pela UFSCAR de São Carlos. Atua em consultório particular assessorando atletas amadores e de alto nível que buscam alimentação saudável. É Consultor da empresa New Nutrition Suplementos. CRN-3 38322 / Contato: (16) 3625-8325
 
 

(Os textos, informações e opiniões publicadas nesse espaço são de total responsabilidade do autor. Logo, não correspondem, necessariamente, o ponto de vista do VaiCorrendo.com)