Alongar ou não alongar antes da corrida? Eis a questão!

24/02/2017 15:00
Prof. Rodrigo Carvalho*
 
Como vai a "vida corrida", amigo atleta? Estamos de volta!
 
Durante a semana, o corredor e diretor de artes e conteúdos do VaiCorrendo.com, Rafael Gonçalves, me questionou sobre a importância do alongamento antes das provas ou treinos. Então, vamos lá!
 
O alongamento, apenas o alongamento, não vai ajudar no rendimento ou prevenir lesões. Até hoje não existiu estudo que comprova isso. Ele pode, sim, atrapalhar o atleta ao fazer um trabalho de flexibilidade, aquele em que você alonga tanto que acaba sentindo uma leve dor.
 
Existem estudos que garantem que este tipo de trabalho, de alongamento, atrapalha no desempenho, uma vez que o músculo perde um pouco da capacidade de força. O alongamento e a flexibilidade devem existir em dias específicos para isso!
 
O que eu costumo recomendar aos meus alunos é um aquecimento e alguns educativos de corridas feitos em intensidade baixa. É interessante que o corpo já esteja aquecido antes do treino ou da competição.
 
Mas se você gosta de alongar, se isso te faz muito bem, "toca o terror". Muita gente diz se sentir melhor. E sabemos que há o efeito placebo, ou efeito psicológico.
 
Grande abraço e até a próxima aqui no VaiCorrendo.com, o site do corredor de rua!
 
*Colunista do VaiCorrendo.com, Rodrigo Carvalho é especialista em treinamento esportivo de bases científicas pós-graduado pela USP de Ribeirão Preto, personal trainer e ex-atleta de elite
 
 

(Os textos, informações e opiniões publicadas nesse espaço são de total responsabilidade do autor. Logo, não correspondem, necessariamente, o ponto de vista do VaiCorrendo.com)