Aos 42 anos, Zeferina é top-10 em Porto Alegre; Circuito de Ribeirão será no Vila do Golfe

01/09/2014 10:41
Rafael Gonçalves/VaiCorrendo.com
 
Dois dias depois de completar 42 anos de idade, a fundista de Sertãozinho Maria Zeferina Baldaia (Ascoruse) ficou entre as dez melhores atletas nos 10 km do Circuito Caixa de Porto Alegre (RS), que teve largada no Anfiteatro Pôr do Sol. Zeferina concluiu a prova gaúcha em 38min21s, ficando em sétimo lugar.
 
A campeã foi a brasileira Fabiana Cristine da Silva (Luasa Sports), de 36 anos, com o tempo de 35min19s, seguida pela companheira de equipe Consolata Cherotich, de 30 anos, do Quênia. Entre as oito primeiras colocadas, Zeferina é a única com idade acima dos 40 anos.
 
A fundista da região de Ribeirão Preto deve subir mais posições no Ranking Caixa/CBAt dos Corredores de Rua. Antes da prova em Porto Alegre, Zeferina ocupava o oitavo lugar com 77 pontos, tendo disputado apenas quatro provas válidas pela classificação nacional: Meia Maratona Internacional de São Paulo (8º lugar), Circuito Caixa de Uberlândia (10º lugar), Circuito Caixa de Goiânia (8º lugar) e Corrida Internacional 9 de Julho, em Boa Vista (campeã). Maria Zeferina vai somar mais 14 pontos pelo sétimo lugar em Porto Alegre.
 
Entre os homens, no Circuito Caixa gaúcho, o título ficou com o queniano Edwin Kiprop Kibet (Luasa Sports), com 29min28s. O brasileiro Justino Pedro da Silva (Cruzeiro) foi o vice-campeão, 21s depois.
 
Etapa de Ribeirão Preto
A próxima etapa do Circuito Caixa será em Ribeirão Preto, dia 11 de outubro (sábado, às 18h). O percurso mudou de local e não mais será disputado no Jardim Botânico, com largada no Parque Luiz Carlos Raya, como em 2013. Neste ano, a prova será no Vila do Golfe, em frente ao Liceu Albert Sabin, na região do Shopping Iguatemi.