Benefícios do abacate

19/10/2016 20:42

Nutricionista Renato Barbim*

 
Não é muito comum ver o abacate presente todos os dias na rotina alimentar do brasileiro. Seu consumo se torna difícil, pois é uma fruta que não se encontra madura facilmente, pronta para consumo. Além disso, não agrada o paladar de muita gente (paladar é uma coisa que podemos e devemos trabalhar muito, mas isso fica para uma próxima coluna).
 
O abacate é mais calórico comparado a muitas outras frutas devido à sua alta quantidade de gorduras insaturadas, as quais potencializam a melhora do perfil lipídico (LDL, HDL, Colesterol total, Triglicérides). É rico também em Glutationa, um dos antioxidantes mais importantes do organismo e Beta-sitosterol, uma substância potente na modulação do cortisol. Todos esses nutrientes são essenciais para que busca maior qualidade de vida e até aumento de rendimento nos treinos.
 
Já que muitos não gostam do seu sabor, existem várias combinações saudáveis que podem ser feitas. Uma delas é o seu consumo batido com leite e mel, o conhecido “frapê”, só que dessa vez sem açúcar. Ou batido com iogurte, aveia e whey protein para indivíduos com maior necessidade protéica. É bem vindo também na forma de guacamole, a tradicional iguaria do México que pode ser usada em saladas ou junto com a comida.
 
Inclua o abacate em sua lista de compras e converse com seu nutricionista sobre a melhor forma de consumi-lo.
 
Um grande abraço e até a próxima coluna aqui no site do corredor de rua!
 
*Colunista do VaiCorrendo.com, Renato Barbim é graduado em Nutrição e Metabolismo pela USP de Ribeirão Preto e especialista em Fisiologia do Exercício pela UFSCAR de São Carlos. Atua em consultório particular assessorando atletas amadores e de alto nível que buscam alimentação saudável. É Consultor da empresa New Nutrition Suplementos. CRN-3 38322 / Contato: (16) 3625-8325
 
 

(Os textos, informações e opiniões publicadas nesse espaço são de total responsabilidade do autor. Logo, não correspondem, necessariamente, o ponto de vista do VaiCorrendo.com)