Cansado? Sem ânimo? A percepção do corredor de rua

12/08/2015 15:22

Prof. Rodrigo Carvalho*
 
Fala, galera! Com a quantidade exagerada de participações em corridas e treinos, muitas respostas negativas podem surgir. Até mesmo parar de correr, durante um bom tempo, pode passar pela sua cabeça.
 

 

Um equilíbrio entre treinos e participações em competições deve ser muito bem monitorado. Não sei se já aconteceu com você, mas bate uma falta de vontade de treinar, desanimo de ir nas provas e até uma desmotivação total de se manter em atividade.
 
Se você está com esses sintomas, amigo corredor, pode ser uma carga exagerada de treinos e corridas. Nós, educadores físicos, chamamos isso de "Overtraining" ou "Supertreinamento". Você treina, treina, treina, e não melhora. Pelo contrário: só piora.
 
Caso se sinta desmotivado, sem vontade e prazer em correr por mais de um dia, tome cuidado! Eu sempre alerto os corredores: em um treinamento esportivo, nem sempre a quantidade quer dizer o melhor a ser feito. Se o "Overtraining" ocorrer, vai precisar de pelo menos 30 dias para a sua motivação e prazer com esporte voltar.
 
Faça uma auto-análise. Você é a melhor pessoa para expressar o que está sentindo, psicológica e fisicamente! Combinado?
 
Grande abraço a todos e até a próxima coluna no VaiCorrendo.com!
 
*Colunista do VaiCorrendo.com, Rodrigo Carvalho é especialista em treinamento esportivo de bases científicas pós-graduado pela USP de Ribeirão Preto, personal trainer e ex-atleta de elite