Carboidratos e o Diabetes Mellitus

09/11/2016 08:43

Nutricionista Isabelle Mastelaro*

 
Olá corredor! Nosso assunto de hoje é muito sério. O tema é diabetes!
 
Escolhemos este assunto pois no mês de novembro temos uma forte campanha de prevenção a essa doença. Você sabia que, hoje, mais de 12 milhões de pessoas no Brasil são diagnosticadas com algum tipo de diabetes? E a maioria poderia ter mudado algum hábito ruim antes de a doença se instalar?
 
Em primeiro lugar vamos entender o que significa ser diabético. O diabetes, ou Diabetes Mellitus, é uma doença crônica, caracterizada pela deficiência ou ausência da produção de insulina pelo organismo. Dessa forma, o metabolismo da glicose no sangue não é feito de forma adequada, dando início ao quadro que chamamos de hiperglicemia (aumento de glicose presente na circulação do sangue).
 
A prevenção é o melhor remédio e tem como foco o diabetes tipo 2! O motivo para isso é uma relação direta com o ganho de gordura corporal! O diabetes tipo 2, cuja carga genética é bem maior, ocorre devido a uma resistência à ação da insulina, tendo a obesidade como um dos principais fatores desencadeantes.
 
Como isso ocorre? O excesso de peso e obesidade causam uma inflamação no tecido adiposo e podem favorecer a resistência à insulina e assim predispor um indivíduo ao surgimento do diabetes.
 
Dois erros comuns são pensar que apenas quem consume muitos doces pode se tornar diabético e também que esse paciente deve ter uma alimentação “exclusiva”. Os carboidratos estão por toda parte. No doce e no salgado. E o excesso do seu consumo pode favorecer o ganho de peso corporal. Além do mais, o paciente diabético é, na verdade, como todos nós. A dieta para ele é uma dieta balanceada e equilibrada. O enfoque especial fica com o grupo dos carboidratos e nesse ponto surgem muitas dúvidas.
 
Quando falamos em alimentação e hábitos saudáveis estamos falando também em informação e conhecimento, duas chaves principais para cuidarmos da saúde sem sermos enganados. Por isso aqui vão algumas dicas quando o assunto é diabetes e consumo de carboidratos:
 
★ 1 | Não só de carboidratos vive o homem; a quantidade e o tipo de gorduras consumido pelo indivíduo dirá muito também sobre a sua saúde;
 
 ★ 2 |  Alguns exames de sangue podem refletir como anda nosso consumo alimentar. Por isso sempre devemos investigar e procurar auxílio profissional quando estes estiverem fora da normalidade (exemplo: triglicerídeos, glicemia, colesterol, etc.);
 
★ 3 | Atenção aos tipos de carboidrato! Maltodextrina e palatinose, por exemplo, são carboidratos comumente utilizados no ambiente esportivo - muitas vezes sem real necessidade. Como carboidratos que são, estimulam picos de insulina e podem não ser a melhor pedida para todo indivíduo, em especial o diabético;
 
★ 4 | Consumo de fibras é deixado de lado geralmente. O carboidrato pode ser digerido mais lentamente de acordo com o teor de fibra dos alimentos, por isso estimula-se a preferência por itens integrais e alimentos inteiros (ao invés de sucos e shakes);
 
★ 5 | Sacarose (açúcar branco refinado!) deve ser reduzido e, se possível, retirado da rotina do diabético. Em especial os produtos industrializados contém aquele açúcar “camuflado”, no molho de tomate, na bolacha salgada e por aí (fiquem de olho);
 
★ 6 | Frutose! Temos na fruta, alimento íntegro e natural, mas também temos uma versão no refrigerante e outros produtos industrializados. Por isso, atenção! A fruta não faz mal, desde que bem porcionada e incluída na rotina.
 
Procure sempre um profissional Nutricionista quando a questão for alimentação e orientações dietéticas! Até a próxima coluna aqui no site do corredor de rua!
 
*Colunista do VaiCorrendo.com, Isabelle Mastelaro é graduada pela Universidade de São Paulo (USP) e atua em consultório particular com ênfase em emagrecimento e reeducação alimentar. Atendimento individualizado e em grupo. CRN-3 46886 / Contato: (16) 3624-5343
 
 

(Os textos, informações e opiniões publicadas nesse espaço são de total responsabilidade do autor. Logo, não correspondem, necessariamente, o ponto de vista do VaiCorrendo.com)