CBAt convoca maratonistas e marchadores para os Jogos do Rio; confira os representantes

12/05/2016 12:18
Da reportagem/VaiCorrendo.com
 
A CBAt (Confederação Brasileira de Atletismo) convocou nesta quarta-feira (11) os primeiros representantes do País para os Jogos Olímpicos Rio-2016. São os seis maratonistas - três homens e três mulheres - e os três atletas dos 50 km marcha. O prazo de obtenção dos índices nas duas especialidades terminou no último domingo (8) e a partir de agora eles devem se concentrar para a principal competição da temporada, marcada para agosto.
 
Nada menos do que 20 maratonistas - 13 no masculino e 7 no feminino - conseguiram as marcas mínimas de 2h19min00s exigida para os homens e de 2h45min00s para as mulheres, um recorde no atletismo brasileiro. Só os três primeiros colocados no Ranking Nacional foram convocados, já que este é o limite de representantes por país em cada prova.
 
Na maratona masculina, foram chamados Marilson Gomes dos Santos (foto, BM&FBovespa-SP), com a marca de 2h11min00s obtida em Hamburgo (ALE) dia 26 de abril de 2015; Paulo Roberto de Almeida Paula (Luasa-SP), com 2h11min02s em Fukuoka (JPN) dia 6 de dezembro de 2015; e Solonei Rocha da Silva (Orcampi/Unimed-SP), com 2h13min15s em Milão (ITA) dia 12 de abril do ano passado.
 
No feminino, Adriana Aparecida da Silva (Pinheiros-SP) fez o melhor tempo no Ranking, com 2h31min23s, alcançado em Hamburgo (ALE) no dia 17 de abril passado; seguida de Marily dos Santos (Veteranos-BA), com 2h37min25s em Sevilla (ESP) dia 22 de fevereiro de 2015; e de Graciete Moreira Carneiro Santana (Cruzeiro-MG), com 2h38min33s também em Sevilla, mas em 21 de fevereiro deste ano.
 
Zeferina fica de fora
Fundista de Sertãozinho, interior paulista, Maria Zeferina Baldaia não conseguiu atingir o índice para a maratona olímpica. A atleta do Cruzeiro Esporte Clube, aos 43 anos, lutou pela vaga nesta temporada. Em fevereiro, viajou até Sevilla para a maratona local, mas precisou abandonar a prova no 15º km, quando o relógio marcava 1h00min43s. Por lesão, acabou desistindo da Maratona de Hamburgo, na Alemanha, em abril.
 
Marcha atlética
Nos 50 km marcha, estão dentro dos Jogos Olímpicos: Jonathan Riekmann (AABLU-SC), Mário José dos Santos Junior (BM&FBovespa-SP) e Caio Bonfim (CASO-DF). Nas duas especialidades, segundo os critérios de convocação fixado pela CBAt, o prazo para a obtenção de índice começou no dia 1º de janeiro de 2015.
 
Nas demais provas do calendário olímpico, as marcas mínimas começaram a ser reconhecidas no dia 1º de maio de 2015 e prosseguem até próximo dia 03 de julho, quando termina o Troféu Brasil Caixa de Atletismo, em São Bernardo do Campo (SP).
 
 

OS CONVOCADOS PARA A RIO-2016

MODALIDADE ATLETA
Maratona masculina Marilson Gomes dos Santos (SP)
Maratona masculina Paulo Roberto de Almeida Paula (SP)
Maratona masculina Solonei Rocha da Silva (SP)
Maratona feminina Adriana Aparecida da Silva (SP)
Maratona feminina Marily dos Santos (BA)
Maratona feminina Graciete Moreira Carneiro Santana (MG)
50 km marcha Jonathan Riekmann (SC)
50 km marcha Mário José dos Santos Júnior (SP)
50 km marcha Caio Oliveira de Sena Bonfim (DF)
 
Foto: Agência Luz/BM&FBovespa
© Proibida a reprodução em outras mídias.