Com José Márcio, atletismo brasileiro é bicampeão da 21ª Meia Maratona do Rio de Janeiro

21/08/2017 23:18
Foto: MidiaSport/DivulgaçãoDa reportagem/VaiCorrendo.com
 
O atleta brasileiro José Márcio Leão soube tirar proveito da temperatura agradável em um típico inverno carioca para vencer a 21ª Meia Maratona Internacional do Rio de Janeiro, na manhã de domingo (20), deixando com o Brasil o lugar mais alto do pódio pelo segundo ano consecutivo. No feminino, a primeira cruzar a linha de chegada foi a queniana Esther Kakuri, que estreou com o pé direito na competição mais bonita do calendário nacional e que reuniu 18,5 mil atletas de 26 países, divididos nas categorias elite masculina e feminina, cadeirante e 5 km. A secretária de Esportes do Rio, Patrícia Amorim, entregou os troféus aos vencedores.
 
Nascido em Garanhuns (PE) e correndo como um verdadeiro leão, José Márcio completou os 21.097 metros entre a Praia de São Conrado e o Aterro do Flamengo com o tempo de 1h04min18s, poucos passos a frente do etíope Demiso Gudeta e apenas 4 segundos do brasileiro Damião Ancelmo de Souza. Na elite masculina a prova foi de muito equilíbrio e estratégia para o atleta de apenas 26 anos. 
 
"Comecei a prova determinado a puxar o pelotão e fiz isso em 96% do percurso. Quando cheguei nos 900 metros finais abri um pouco e, nos últimos 200 metros, dei um tiro até a linha de chegada, o que deu certo", destacou José Márcio, que treinou 28 dias consecutivos em Juazeiro do Norte com foco na competição. Em 2016, o atleta Giovani dos Santos foi quem garantiu o primeiro lugar para o Brasil.
 
Entre as mulheres
Pela primeira vez na Meia Maratona do Rio, a queniana Esther Kakuri cruzou a linha de chegada em grande estilo. Com apenas 23 anos, Esther, que concluiu o percurso em 1h14min44s, se sentiu em casa com a receptividade da torcida brasileira. 
 
"O clima úmido estava perfeito para correr. Além disso, a energia das pessoas por onde eu passava era contagiante", disse Esther. Destaque brasileiro na elite feminina, a campeã do ano passado, a paranaense Joziane Cardoso, que vem brilhando nas últimas temporadas garantiu o terceiro lugar no pódio com a marca de 1h16min36s. 
 
"Este resultado representa muito treino e foco. As quenianas se preparam somente para a prova, ao contrário de mim", ressalta Joziane, que já se prepara para a Volta da Pampulha. "Estar mais uma vez no pódio é motivo de muito orgulho", completou.
 
 

21ª MEIA MARATONA INTERNACIONAL DO RIO | RIO DE JANEIRO-RJ

MASCULINO | 21 KM
POS ATLETA PAÍS TEMPO
1 José Márcio Leão da Silva  BRA 1h04min18s
2 Demiso Legese Gudeta  ETH 1h04min18s
3 Damião Ancelmo de Souza  BRA 1h04min22s
4 Belete Adere Tola  ETH 1h04min29s
5 Gladson Alberto da Silva Barbosa  BRA 1h05min21s
 
FEMININO | 21 KM
POS ATLETA PAÍS TEMPO
1 Esther Chesang Kakuri                  KEN 1h14min44s
2 Martha Akeno  KEN 1h15min01s
3 Joziane da Silva Cardoso  BRA 1h16min36s
4 Adriana Aparecida da Silva  BRA 1h17min10s
5 Andreia Aparecida Hessel  BRA 1h17min34s

 

*O VaiCorrendo.com não se responsabiliza por erros de nomes, colocações, tempos e equipes divulgados oficialmente pelas empresas de cronometragem.
Foto: MidiaSport/Divulgação

© Proibida a reprodução em outras mídias.