Como evitar desconfortos intestinais antes de treinar?

03/11/2016 14:57

Nutricionista Renato Barbim*

 
Um novo artigo de revisão publicado na "Current Opinion in Gastroenterology", em 2016, trouxe algumas informações interessantes sobre diarreia em corredores de rua. Para quem acompanhou a Olimpíada do Rio de Janeiro, viu que isso ocorreu com um atleta da marcha atlética.
 
Apesar de não ser algo comum, pode ocorrer e atrapalhar o desempenho do corredor. Algumas das principais informações do artigo relatadas pelo autor, Dr. Erick Prado, são:
 
 As principais causas de diarreia em corredores são fatores isquêmicos, mecânicos e nutricionais.
 
 Deve-se evitar a desidratação, consumo de fibra, proteína, gordura, bebidas com alta concentração de carboidratos e anti-inflamatórios antes do exercício.
 
 A ingestão de glicose + frutose (ao invés de glicose isolada) parece diminuir a vontade de defecar durante o exercício e (possivelmente) a chance de apresentar diarreia.
 
O consumo de FODMAPs (carboidratos fermentáveis) antes do exercício parece ser uma das causas de desconforto gastrointestinal durante o exercício, mas novos estudos são necessários para avaliar o efeito do consumo destes carboidratos como causadores da diarreia durante o exercício.
 
 Dietas sem glúten não parecem prevenir o dano intestinal induzido pelo exercício e não há evidência científica para recomendar essa dieta para atletas não celíacos.
 
Busque auxílio de um profissional Nutricionista capacitado em nutrição esportiva para lhe auxiliar no rendimento esportivo. Um grande abraço e até a próxima coluna aqui no site do corredor de rua!
 
(Fonte: https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/27798441/)
 
*Colunista do VaiCorrendo.com, Renato Barbim é graduado em Nutrição e Metabolismo pela USP de Ribeirão Preto e especialista em Fisiologia do Exercício pela UFSCAR de São Carlos. Atua em consultório particular assessorando atletas amadores e de alto nível que buscam alimentação saudável. É Consultor da empresa New Nutrition Suplementos. CRN-3 38322 / Contato: (16) 3625-8325
 
 

(Os textos, informações e opiniões publicadas nesse espaço são de total responsabilidade do autor. Logo, não correspondem, necessariamente, o ponto de vista do VaiCorrendo.com)