Como respirar durante a corrida?

18/06/2015 20:37

Prof. Rodrigo Carvalho*
 
Fala, corredores!
 
Quando iniciamos uma corrida, ou mesmo qualquer tipo de exercício físico, existe um aumento de frequência. Seus músculos enviam uma mensagem para o Sistema Nervoso Central e diz: "eu vou contrair mais rápido, porém preciso de mais oxigênio".
 
O Sistema Nervoso Central envia um sinal e o Nodo Sinoatrial (SA) faz o coração bater mais rapidamente. Assim, a sua respiração começa a ficar mais intensa e rápida.
 
Alguns profissionais aconselham a respirar pela boca soltar pelo nariz. Outros, para coordenar com as passadas. Tudo isso é mito. Se temos duas vias para entrar oxigênio, boca e nariz, para que vamos usar uma só?
 
Então você me pergunta: "entra mais oxigênio em uma ou igualmente nas duas vias?" Muitos atletas amadores dizem que não conseguem controlar a respiração. Sim, isso pode acontecer pelo simples motivo de ele estar correndo fora do ritmo que não esteja preparado.
 
Quando respiramos mais rápido é para o seu organismo remover os ácidos que estão sendo produzidos e não para absorvê-lo. Quando não estiver conseguindo controlar a sua respiração, diminua o ritmo que estiver correndo, isso vai ajudar muito. O resto é MITTOOOO, a não ser que o objetivo seja levar a pessoa a uma condição supra máxima. Mas aí é outra história, como em um treino, por exemplo.
 
No mais, é isso!
 
Grande abraço meus amigos.
 
Até a próxima coluna e #VaiCorrendo!
 
*Colunista do VaiCorrendo.com, Rodrigo Carvalho é especialista em treinamento esportivo de bases científicas pós-graduado pela USP de Ribeirão Preto, personal trainer e ex-atleta de elite