Corrida e alimentação: a dieta é sua aliada

29/05/2014 08:45
Dra. Juliana Sicchieri*
 
A corrida é, sem dúvidas, um esporte em ascensão. “É o esporte do futuro”, já dizia Nuno Cobra tempos atrás.
 
Os benefícios são inúmeros e vão desde o aprimoramento da capacidade física até ajustes mais finos, como o controle dos níveis de colesterol sérico, controle glicêmico em diabéticos ou pré-diabéticos, prevenção da osteoporose, promoção da sensação de bem-estar ocasionada pela liberação de endorfina - hormônio responsável por aliviar o estresse - e pela sensação de disposição física e mental.
  
Durante a coluna semanal, falaremos sobre temas referentes a essa modalidade de endurance, evidenciando as principais necessidades e desafios enfrentados pelos atletas e praticantes dessa modalidade, abordando sempre os temas da nutrição e discutindo possibilidades inovadoras e assuntos de interesse do leitor, como taxa do metabolismo basal, o gasto energético em atividade física, composição corporal e métodos de avaliação, nutrientes indispensáveis para o corredor, refeições adequadas ao pré e pós-treino, hidratação, entre outros.
 
A prática de corrida, assim como a alimentação, tem a ver com hábitos. Hábito em uma simples definição é a “disposição de agir constantemente de certo modo, adquirida pela frequente repetição de um ato” (Michaelis).
 
Portanto, temos bons e maus hábitos e mudá-los requer dedicação, desejo de mudança e empenho. O cuidado da alimentação muitas vezes se dá de forma intuitiva. As escolhas são feitas sem muito planejamento ou organização. Mas, já parou para pensar: o que você come é suficiente para atender suas demandas de treino?
 
A alimentação deve evoluir conforme a planilha de treino do corredor: cada um tem a sua e ela deve mudar sempre. Voltaremos na próxima semana para falar sobre metabolismo basal, formas de estimativas e medidas. Boa semana a todos!
 
*Colunista do VaiCorrendo.com, Juliana Sicchieri é nutricionista e especialista em nutrição clínica e esportiva, com mestrado em transtornos alimentares e especialização em nutrição esportiva pela USP