Devo incluir frutas em minha dieta?

10/08/2016 09:50

Nutricionista Renato Barbim*

 
Além de uma excelente fonte de carboidratos, as frutas possuem vitaminas, minerais, fibras, bioflavonóides, carotenóides, fenólicos, fitoquímicos, entre outros. Todos esses elementos são muito importantes para o bom funcionamento do nosso organismo. Com todos esses benefícios, porquê ainda tem gente que não consome frutas?
 
Nos últimos anos vem surgindo uma polêmica por parte das pessoas que buscam o “físico perfeito” de que a frutose presente nas frutas poderia favorecer o aumento da resistência à insulina e maior acúmulo de gordura corporal. Alguns estudos realmente comprovaram isso, porém devemos pensar nesse assunto com mais cuidado. O que realmente vai auxiliar no aumento da resistência à insulina é o elevado consumo de sacarose (açúcar de mesa) adicionada em muitos alimentos industrializados, a qual é composta por glicose + frutose.
 
A ingestão de frutas só será prejudicial se for exagerada. Um indivíduo saudável que busca uma melhor composição corporal pode tranquilamente comer suas frutas ao longo do dia, desde que bem planejada em seu cardápio.
 
Outro assunto polêmico é a respeito do suco de fruta. Com esse você deve ter atenção, pois nele estão presentes várias frutas, muitas vezes coadas (sem fibras), gerando um alto teor de carboidratos. Ele pode entrar em sua dieta, mas se você busca um emagrecimento eficiente, opte por sucos menos calóricos como os tradicionais sucos verdes feitos a partir de verduras, limão e até mesmo a maçã. Indivíduos com um nível maior de exercícios podem se beneficiar da alta energia vindas dos carboidratos dos sucos de uva, laranja e beterraba.
 
Nutrição equilibrada é sinônimo de qualidade de vida. Não vamos passar o dia inteiro só comendo frutas e esquecer dos outros nutrientes, como as proteínas e gorduras. Assim como também não vamos viver na mesmice do comer batata doce com frango o dia todo e esquecer da importância dos outros alimentos para nossa saúde. Dê mais variação e cor ao seu cardápio!
 
Um grande abraço e até a próxima coluna aqui no site do corredor de rua!
 
*Colunista do VaiCorrendo.com, Renato Barbim é graduado em Nutrição e Metabolismo pela USP de Ribeirão Preto e especialista em Fisiologia do Exercício pela UFSCAR de São Carlos. Atua em consultório particular assessorando atletas amadores e de alto nível que buscam alimentação saudável. É Consultor da empresa New Nutrition Suplementos. CRN-3 38322 / Contato: (16) 3625-8325
 
 

(Os textos, informações e opiniões publicadas nesse espaço são de total responsabilidade do autor. Logo, não correspondem, necessariamente, o ponto de vista do VaiCorrendo.com)