Dez dicas para o emagrecimento

27/09/2016 16:30

Nutricionista Isabelle Mastelaro*

 
Nossa coluna de hoje conta com 10 dicas para você que quer dar início ao processo de emagrecimento e não sabe por onde começar. Aproveitem e tirem suas dúvidas!
 
Vamos lá:
 
1) Não é necessário que você viva de produtos #fit, #diet, #light,#zero e afins! Apenas contar calorias não é a solução. Além disso tais alimentos podem conter farinhas refinadas, açúcar com outros nomes (maltodextrina, açúcar invertido, frutose), corantes, adoçantes e diversos outros aditivos químicos.
 
2) Por falar em aditivos, evite sempre que puder os itens que contenham “antes”… corantes, adoçantes, flavorizantes, emulsificante etc. Eles prejudicam a microbiota intestinal. Muitos estudos associam má saúde intestinal com ganho de peso.
 
3) Não é preciso ajustar sua agenda e sempre comer de 3h em 3h, essa é apenas uma estratégia para reduzir o apetite nas principais refeições. O seu fracionamento pode ser diferente disso e obter resultados excelentes também.
 
4) Aumente o consumo de #proteínas! Vários estudos mostram efeitos positivos dessa prática no emagrecimento. Os motivos: proteínas gastam mais #energia para serem metabolizadas, proporcionam mais #saciedade, não elevam a #insulina. Além disso ajudam a preservar a massa muscular.
 
5) Reduza gradativamente o consumo de #carboidratos, especialmente os refinados, processados, triturados, moídos (farinhas, açúcar, cereais refinados, sucos industrializados, etc). Opte sempre que puder pelos integrais (cereais integrais, tubérculos, leguminosas, frutas inteiras). “Zerar” carboidrato pode não ser uma boa ideia, por ser insustentável a longo prazo e muitas vezes causar compulsão alimentar.
 
6) Consuma MUITOS #vegetais! Diversifique suas opções, dessa forma seu cérebro ficará cada vez menos “adicto” de um certo alimento pois haverá uma infinidade de itens e preparações saborosos para se degustar!
 
7) Esqueça dieta #semglúten e #lactose“free” para quem NÃO é intolerante ou alérgico!!!! É possível equilibrar o consumo desses itens sem deixar de come-los no dia a dia.
 
8) Quer um efeito #termogênico? Então TREINE e consuma mais proteína! Aquelas cápsulas com suposto efeito “termogênico” são no máximo estimulantes, mas não “queimam” mais calorias.
 
9) Dia de lixo? Dia livre? Refeição liberada? Cada um chama de um nome e realiza de uma forma. A verdade é que dependendo da frequência com que isso acontece muitas vezes não conseguimos criar um HÁBITO e isso atrapalha muito o processo de emagrecimento e reeducação alimentar. Por isso, CUIDADO! Você pode estar comprometendo sua própria evolução!!!
 
10) Última e talvez a melhor dica que possamos compartilhar, ESQUEÇA as dietas da moda! Respeite seu corpo. Procure um profissional Nutricionista e descubra as diversas formas de se alimentar bem mantendo uma relação de harmonia com a comida. Quer ter resultados eficientes?
 
INVISTA EM VOCÊ!
 
*Colunista do VaiCorrendo.com, Isabelle Mastelaro é graduada pela Universidade de São Paulo (USP) e atua em consultório particular com ênfase em emagrecimento e reeducação alimentar. Atendimento individualizado e em grupo. CRN-3 46886 / Contato: (16) 3624-5343
 
 

(Os textos, informações e opiniões publicadas nesse espaço são de total responsabilidade do autor. Logo, não correspondem, necessariamente, o ponto de vista do VaiCorrendo.com)