Educativos de corrida

16/07/2015 15:48

Prof. Rodrigo Carvalho*
 
Amigos corredores, vamos para mais um debate e assunto sobre o esporte mais adorado do mundo?!
 
Digo que a principal função dos educativos é melhorar a economia do movimento. Ficou em dúvida? Pense o seguinte: você está correndo em uma velocidade média de 12 km/h e o seu metabolismo precisa produzir energia para te sustentar nessa velocidade, certo? Errado!
 
Os educativos entram nesse ponto. Sua velocidade está em 12 km/h, mas seu consumo de oxigênio pode ser em torno de 1 km/h para menos, se sua economia for boa. Sendo assim, você precisa de menos quantidade de OXIGÊNIO para se manter naquela velocidade. E quanto maior apurada a sua técnica, menor o esforço em intensidades maiores.
 
Então, meus amigos, querem melhorar em 10% o seu resultado sem aumentar volume e intensidade? É só caprichar nos educativos de corrida. A força de membro inferior também é aumentada, diminuindo risco de lesão. Músculos, ossos, tendões serão mais fortes.
 
Mas não adianta fazer de qualquer jeito. Procure um profissional capacitado para te ensinar a técnica correta. Ficar pulando de qualquer jeito não vai melhorar em nada. Pelo contrário, só te trará prejuízos. Estamos conversados?
 
Um grande abraço, bons treinos e até a próxima coluna no VaiCorrendo.com!
 
 
*Colunista do VaiCorrendo.com, Rodrigo Carvalho é especialista em treinamento esportivo de bases científicas pós-graduado pela USP de Ribeirão Preto, personal trainer e ex-atleta de elite