Esteira ou rua? Qual é melhor?

18/05/2017 09:30
Prof. Rodrigo Carvalho*
 
Fala, corredor! Tudo certo por aí? Como estão os treinos?
 
Sempre digo para todos os tipos de atletas, principalmente aos amadores que trabalham duro para depois treinar forte, que o importante é se manter em movimento. Ponto. No entanto, se a busca é pela performance, a esteira tem seu lado bom, mas a rua... Ah, correr na rua... Chegaremos lá.
 
Na esteira, a incidência de lesões, o risco de acidentes e os roubos são menores. Você consegue se hidratar facilmente sem sair do ritmo proposto. Por outro lado - e negativo! -, o nível de esforço na mesma velocidade que se estivesse correndo na rua é menor, a temperatura geralmente se atém ao ar condicionado, o percurso não tem variações e a frequência segue praticamente estabilizada sem tirar o atleta da zona de conforto. E como ela tem amortecimento, seu esforço é menor.
 
Então chegamos no outro "terreno". Correr na rua sempre vai ser mais próximo do gesto esportivo específico, a corrida de rua, claro. Hoje em dia até existem algumas esteiras controladas com inclinações durante o percurso. Essa é melhor!
 
Então, meus amigos, tudo vai depender da sua capacidade de adaptação. Por exemplo: não conseguiu correr na rua ou fazer os tiros, aumente o ritmo proposto em torno de 1 km/h ou incline a esteira em 1%. Assim, o aumento da dificuldade vai aproximar o desempenho.
 
O treino na rua sempre vai ser mais específico, mas é possível treinar muito bem na esteira, ainda mais se a sua região for dessas em que depois das 8h o clima não é nada saudável.
 
Estamos conversados? Grande abraço e até a próxima aqui no VaiCorrendo.com, o site do corredor de rua!
 
*Colunista do VaiCorrendo.com, Rodrigo Carvalho é especialista em treinamento esportivo de bases científicas pós-graduado pela USP de Ribeirão Preto, personal trainer e ex-atleta de elite
 
 

(Os textos, informações e opiniões publicadas nesse espaço são de total responsabilidade do autor. Logo, não correspondem, necessariamente, o ponto de vista do VaiCorrendo.com)