Evite possíveis lesões!

28/01/2016 07:50
Prof. Rodrigo Carvalho*
 
O ano já começou! E aí, rapaziada? Tudo certo com os treinos?
 
Infelizmente é comum ocorrer uma série de lesões em nosso esporte. No grupo do VaiCorrendo.com no WhatsApp vejo atletas tendo que desistir de provas por este motivo. O que acham, então, de fazer uma experiência para sanar esses problemas? Aproveite o início de ano e capriche no trabalho de força!
 
Quando digo trabalho de força quero evidenciar a necessidade de ir à academia pelo menos duas vezes por semana, colocar pesos, e realmente exigir da sua musculatura. Tenho certeza que esse problema deixará de existir. Afinal, o que nos move durante a corrida de rua são os nossos músculos e, conforme treinamos, a musculatura vai cansando e perdendo a sua capacidade.
 
Chegará um momento em que o músculo cobrará o descanso e a necessidade de ser mais forte para correr mais e melhor. O que absorve o impacto são nossos músculos e quanto mais forte eles forem, menor a chance de machucar os ossos e tendões.
 
Grande abraço, campeões e campeãs! Até a próxima próxima coluna aqui no site do corredor de rua.
 
*Colunista do VaiCorrendo.com, Rodrigo Carvalho é especialista em treinamento esportivo de bases científicas pós-graduado pela USP de Ribeirão Preto, personal trainer e ex-atleta de elite