Existe maneira correta de respirar enquanto corre?

27/04/2017 10:19
Prof. Rodrigo Carvalho*
 
Opa, voltamos! Como estão os treinos, as "pancadas", amigos corredores e leitores deste blog?
 
Neste mundo das corridas de rua, algumas pessoas dizem que o correto é inspirar pelo nariz e soltar pela boca. Ou vice e versa. Você até consegue coordenar essas indicações se estiver correndo em intensidade baixa, mas não vai ajudar em nada.
 
A respiração fica mais intensa conforme você aumenta o ritmo da corrida. E a acidose (acidez sanguínea excessiva provocada por um excesso de ácido no sangue) é removida pela expiração. Então, aquela história de que a "dor de lado", na lateral do abdômen, é resultado de uma respiração errada, é simplesmente um mito. MITO! Para coordenar a respiração você precisa correr mais devagar até que a acidose diminua. Assim, a "pontada" que gera um tremendo incômodo irá embora.
 
A "dor de lado" só surge quando estamos correndo acima da nossa capacidade. Ou então, por excesso de água ou algum alimento ingerido. E não exclusivamente em função de uma respiração equivocada.
 
Respire conforme a exigência do seu organismo. Quanto mais oxigênio, melhor! Então deixe o ar entrar pela boca e pelo nariz também. E a remoção, a mesma coisa. Se você pode absorver através de boca e nariz, porque vai usar somente uma das vias. Isso seria um prejuízo na performance.
 
Combinado?! Grande abraço e até a próxima aqui no VaiCorrendo.com, o site do corredor de rua!
 
*Colunista do VaiCorrendo.com, Rodrigo Carvalho é especialista em treinamento esportivo de bases científicas pós-graduado pela USP de Ribeirão Preto, personal trainer e ex-atleta de elite
 
 

(Os textos, informações e opiniões publicadas nesse espaço são de total responsabilidade do autor. Logo, não correspondem, necessariamente, o ponto de vista do VaiCorrendo.com)