Fim de ano! Vale a pena diminuir os treinos?

23/12/2016 08:12
Prof. Rodrigo Carvalho*
 
Fala, pessoal! E aí, tem melhorado os paces ou estão piorando?
 
A educação física não é como a engenharia, que se calcular mal vai dar errado. Somos individuais e existem muitas variáveis para dizer se vale ou não vale a pena descansar.
 
Para os meus alunos que correm e não buscam performance a curto prazo, sempre sugiro que descansem por uns 10 ou até 15 dias. Se quiserem treinar, que façam outros esportes. Trabalho assim para que eles descansem mentalmente. Neste fim de ano, a regra é: sem compromisso com planilhas e preocupações com o treino que está por vir.
 
O atleta perderá um pouco da performance, mas em 20 dias já estará do mesmo jeito que estava. E se cuidar da dieta para evitar o ganho de peso, melhor ainda.
 
Agora, se você é um atleta que não consegue ficar sem correr, "toque o terror" e já comece 2017 voando. Mas lembre-se: é no descanso que você melhora! Acredito muito que vale a pena ter alguns dias de pausa.
 
Aproveite o período de descanso e vá fazer uma bateria de exames. Vá visitar seu médico. Assim não correrá riscos desnecessários.
 
Bom descanso galera. Um feliz Natal, ótimo 2017 e até a próxima aqui no VaiCorrendo.com, o site do corredor de rua!
 
*Colunista do VaiCorrendo.com, Rodrigo Carvalho é especialista em treinamento esportivo de bases científicas pós-graduado pela USP de Ribeirão Preto, personal trainer e ex-atleta de elite
 
 

(Os textos, informações e opiniões publicadas nesse espaço são de total responsabilidade do autor. Logo, não correspondem, necessariamente, o ponto de vista do VaiCorrendo.com)