Gari dá exemplo de superação ao viajar pela madrugada e vencer corrida em Ribeirão

10/11/2014 09:53
Rafael Gonçalves/VaiCorrendo.com
 
A expressão de alegria não representava o cansaço de uma longa viagem encarada minutos depois de encerrar expediente nas ruas de São Paulo. As mãos calejadas, sim, mostravam o quão batalhador é o mais novo campeão das corridas de rua da região de Ribeirão Preto. Cláudio Roberto Macedo, baiano de Boninal, cidadezinha de 13 mil habitantes localizada na Chapada Diamantina, é um gari que se define coletor de lixo e atleta. E que atleta! Com a marca de 16min30s, venceu os fortes concorrentes da região e conquistou um título que premia a sua persistência, esportividade e força de vontade.
 
A "maratona" de Cláudio, de 37 anos, começou bem antes da largada dos 5 km do Circuito Vida Corrida, disputado no bairro Vila do Golfe, em Ribeirão Preto. O gari terminou a sua obrigação diária, limpando a cidade de São Paulo, por volta da meia-noite de sábado. Pegou um ônibus e encarou 5h de viagem até chegar no local da prova. Tomou um café da manhã, aguardou até 8h30 e, ao som da buzina à gás, iniciou suas passadas vitoriosas por Ribeirão Preto.
 
"Essa viagem toda já foi uma maratona. Quando cheguei aqui [em Ribeirão Preto], ainda estava tudo escuro”, contou o gari ao VaiCorrendo.com. “Geralmente, eu trabalho até 3h, 4h da manhã. Mas pedi para sair mais cedo e viajei junto com uma turma. Saímos de São Paulo meia-noite e viemos conversando, brincando. Dormi pouco", completou.
 
Corredor há sete anos, Cláudio garantiu ser especialista nos 5 km, 10 km e, até, nos 21 km. Mesmo que para isso seja preciso treinar na madrugada, na Capital. “A limpeza urbana em São Paulo é complicada. É muita gente e muito lixo, diferente das cidades do interior. Mas eu encontro tempo para treinar. Começo a correr logo depois do trabalho. E como coletor de lixo, eu já pego peso e corro."
 
No Circuito Vida Corrida, ele superou os 16min48s de Luis Medeiros, atleta de Brodowski, e os 16min53s de Samur Inácio, mineiro radicado em Ribeirão Preto. Depois, já no pódio, recebeu uma bicicleta como prêmio e as palmas dos mais de mil participantes por toda a sua dedicação. Retornou ao ônibus e encarou a viagem de volta até São Paulo. Afinal, na madrugada desta segunda, Cláudio já estará de novo coletando os lixos nas ruas paulistanas.
 
Pódio feminino
Entre as mulheres, a campeã do Circuito Vida Corrida foi Marina Nassar Costa, com a marca de 20min13s. Nassar, de Ribeirão, superou a paulistana Nilza de Oliveira de Almeida (20min49s) e a ribeirão-pretana Eulalia dos Santos (21min09s). Os campeões ganharam uma bicicleta; os segundos colocados, um tablet; e os terceiros, uma câmera fotográfica.
 
Confirmado!
Logo após a prova, a organização anunciou que o Circuito Vida Corrida será disputado em Ribeirão Preto, novamente, na temporada 2015.

 

MASCULINO | 5 KM
POS ATLETA TEMPO
1 Cláudio Roberto Macedo 16min30s
2 Luis Fernando Medeiros        16min48s
3 Samur Inácio 16min53s

 

FEMININO | 5 KM
POS ATLETA TEMPO
1 Marina Nassar Costa 20min13s
2 Nilza de Oliveira de Almeida 20min49s
3 Eulalia dos Santos 21min09s
*O VaiCorrendo.com não se responsabiliza por erros de nome, colocação e tempo divulgados oficialmente pelas empresas de cronometragem. / Fotos: Ariane Aono/VaiCorrendo.com