Gesto nobre! Ele doou o próprio tênis para atleta que corria na terra apenas de meia

12/12/2017 07:43
Rafael Gonçalves/VaiCorrendo.com
 
A pista não era das mais favoráveis para a prática da corrida sem riscos de lesão: cascalhos, buracos, adubo de bagaço de cana, grama e terra, muita terra, formando-se assim uma legítima prova "trail" - ou rústica - no meio do canavial. José Gonçalves Pereira, no alto dos seus mais de 65 anos, enfrentava os 10 km da 9ª Corrida São Martinho, nas dependências da Usina São Martinho, em Pradópolis-SP, apenas de meia.
 
Ao contrário da multidão, seus pés não calçavam o conforto de um par de tênis e suportavam a temperatura elevada do chão de terra batido até a linha de chegada. Não era superstição ou preferência. José não tinha condições de comprar tênis para corrida. Até que conheceu ali, no meio da prova, um novo amigo.
 
José Aparecido Rodrigues da Silva, o Chicão, se solidarizou com a história e doou o próprio tênis assim que o companheiro cruzou a linha de chegada. "No meio do percurso eu vi um homem correndo só de meia, sem os tênis. Me aproximei e perguntei o motivo", relembra Chicão, atleta de Serrana. A resposta o deixou comovido. "Ele me disse que não tinha condições de comprar um tênis sequer, por isso corria só com as meias nos pés. Naquele momento já avisei: se você chegar na frente, me espere. Meu tênis agora é seu".
 
Chicão cruzou a linha de chegada dos 10 km em 47min49s e cumpriu o prometido. Ficou aguardando José Gonçalves já descalço, com o par de tênis nas mãos. Pouco depois, ele também cruzava o pórtico - José Gonçalves, de Brodowski, fechou a prova em 49min06s e ainda cravou um segundo lugar na categoria 65 a 69 anos.
 
"Esperei ele chegar e entreguei o tênis. Por coincidências da vida, o número que eu calço era o mesmo dele", destacou Chicão. "Ele agradeceu muito, disse que era de Brodowski e desejou-me boa sorte na vida e nas corridas. Agora vamos em frente!", finalizou. A reportagem não conseguiu localizar o atleta José Gonçalves Pereira, que ganhou um presente de Natal antecipado.
 
Foto: Reprodução/Facebook
© Proribida a reprodução em outras mídias.