Inicie o ano com uma avaliação completa

06/01/2014 14:30
Prof. Aroldo Costa Neto*
 
Começar uma próxima etapa de treinamentos é o que a maioria dos corredores fazem após as festas de final de ano. O grande problema é que os “excessos” dos últimos dias podem e normalmente fazem diferença no condicionamento, na balança e no equilíbrio energético do nosso organismo.
 
Muitas pessoas fogem da famosa avaliação física pós período de férias pois normalmente exageraram nas últimas semanas. Não passar por uma reavaliação é perder a oportunidade de comemorar na avaliação seguinte. Com duas ou três semanas de retorno aos treinos muita coisa pode mudar, principalmente para quem estava em um ritmo forte no final do ano, e esses dados são perdidos quando o indivíduo “escapa” desta sessão.
 
A avaliação deve incluir, impreterivelmente, coleta de dados gerais (anamnese), dados antropométricos (perímetros, composição corporal), avaliação cardiorrespiratória (preferencialmente o teste mais específico para o tipo de treino e prova que o indivíduo realiza), um teste de rodagem (na distância que o indivíduo costuma correr as provas do ano) e um check-up médico. Com estes dados os seus treinamentos serão melhores prescritos e seu desempenho aprimorado. Outros dados podem ser avaliados, como postura, avaliação funcional, testes de encurtamento muscular... Cada professor de educação física adota critérios distintos para a coleta de dados.
 
Se você ainda não fez uma avaliação física, você não treina da melhor maneira possível, pois você não conhece os seus limites e suas reais condições atuais. Conversar com um profissional que trabalha com avaliação e prescrição de treinamento pode mudar completamente o rumo dos seus treinos e objetivos, prevenir lesões e potencializar o desempenho. Procure sua academia para conhecer sobre os serviços de avaliação que ela oferece.
 
Por último, não inicie este ano treinando em cima de qualquer lesão antiga. Outros profissionais devem ser consultados antes do retorno ou início dos treinos, como um médico ortopedista e um fisioterapeuta especialista na área esportiva.
 
Na semana que vem apresentarei uma tabela para controle de volume de treinos, tempo, provas e períodos de transição, interessante para não exageram nos treinamentos deste ano. Um excelente 2014 com muito treino e aquisição de saúde para todos! Forte abraço!
 
*Colunista do VaiCorrendo.com, Aroldo Costa Neto é fisioterapeuta e educador físico
na academia Studio F3 Corpo Inteligente, em Ribeirão Preto
CREFITO-3: 32.583 - F / CREF: 042.260 - G/SP
 

Comente!

Data: 07/01/2014

De: Ririnha

Assunto: Valeu!

Outra dica importante!Parabéns Aroldo! Sucesso em 2014!

Data: 07/01/2014

De: Aroldo

Assunto: Re:Valeu!

Obrigado por acompanhar nossa coluna, Ritinha! Muita paz e saúde em 2014!

Novo comentário