Joelho valgo ou varo? Corra também na grama!

02/08/2016 17:36
Prof. Rodrigo Carvalho*
 
Fala corredores! Já estamos na metade do ano. E aí? Está conseguindo melhorar?
 
Mesmo que atualmente não sintas dores, visitar um fisioterapeuta para uma avaliação é extremamente necessário. Se você possuir alguma dessas patologias citadas no título, não se desespere. Porém, a cautela no aumento do volume do treino deve acontecer, pois você tende a forçar mais a articulação.
 
O joelho valgo é um tipo de desalinhamento nos membros inferiores, sendo forçados “para dentro” e os pés se posicionam “para fora”. O joelho varo é justamente ao contrário, forçados "para fora" e os pés "para dentro".
 
Lesões sérias podem ocorrer, deixando-o afastado dos treinos por muito tempo. Geralmente são lesões difíceis de serem tratadas.
 
Minha sugestão é: sempre que você for fazer um treino mais leve, e sempre que puder, dê uma aliviada nos seus músculos, ossos e tendões. Corra na grama, onde a absorção de impacto é maior e você tem menores riscos de se lesionar. 
 
Combinado?! Forte abraço e até a próxima coluna aqui no site do corredor de rua!
 
*Colunista do VaiCorrendo.com, Rodrigo Carvalho é especialista em treinamento esportivo de bases científicas pós-graduado pela USP de Ribeirão Preto, personal trainer e ex-atleta de elite
 
 

(Os textos, informações e opiniões publicadas nesse espaço são de total responsabilidade do autor. Logo, não correspondem, necessariamente, o ponto de vista do VaiCorrendo.com)