Maratona do Rio de Janeiro terá 33 mil atletas de 47 países; confira números e curiosidades

15/06/2017 15:20
Foto: Blog da Maratona do Rio/DivulgaçãoDa reportagem/VaiCorrendo.com
 
A edição comemorativa de 15 anos da Maratona da Cidade do Rio de Janeiro será disputada neste domingo (18) trazendo à Cidade Maravilhosa uma das corridas de rua mais desejadas em todo o mundo. A prova reunirá 33 mil corredores de 47 países. Entre os brasileiros, haverá participantes de todos os 26 estados e do Distrito Federal.
 
Para a edição de 2017 serão mais de 558 mil copos de água, 210 mil frutas, 2.800 colaboradores no staff, 250 profissionais de saúde e mais de 250 ônibus para transporte dos inscritos. A Maratona do Rio movimenta mais de R$ 200 milhões na economia do município, com alta taxa de ocupação hoteleira, e ainda integra o calendário oficial de eventos e datas comemorativas da cidade do Rio de Janeiro.
 
Ao todo serão três provas: Maratona da Cidade do Rio de Janeiro (42 km), Meia Maratona da Cidade do Rio de Janeiro (21 km) e Family Run (6 km). Além disso, a Maratona possui um time de especialistas (médico especialista em esporte, cardiologista, ortopedista, nutricionista e mental coach) que tem como objetivo compartilhar conteúdos e promover a interação entre pessoas envolvidas na prática esportiva.
 
A organização do evento ainda realiza a maior feira do mercado de corrida do Brasil, a Expo Rio Run, junto à entrega de kits da prova.
 
 
Diversidade pelas ruas
Depois do Brasil, a Argentina (foto) é o país com o maior número de representantes (cerca de 600 corredores), seguida pelo Chile (aproximadamente 200). A lista conta ainda com corredores dos Estados Unidos, Itália, Alemanha, Japão, China, Cingapura, Rússia e Croácia, entre outros.
 
Entre os estados brasileiros, São Paulo ocupa a segunda colocação, bem próximo do Rio, com quase 23% dos participantes da prova. Em terceiro vem o também populoso Estado de Minas Gerais, com mais de 9% dos inscritos. Também estarão representadas cidades como Maracanaú e Quixeramobim (Ceará) e Mulungu do Morro (Bahia).
 
“Diferentes línguas e sotaques poderão ser ouvidos na orla do Rio de Janeiro no dia 18 de junho. A Maratona do Rio é uma festa da cidade para os atletas de diferentes partes do Brasil e do mundo. O evento também atende a todos os corredores, já que oferecemos três distâncias”, afirma Carlos Sampaio, sócio da Spiridon, empresa organizadora da prova ao lado da Dream Factory.
 
 
Mulheres são maioria na Meia e na Family
Outro dado que chama atenção é o crescimento do número de participantes do sexo feminino ao longo dos anos. Hoje, elas são maioria tanto na Meia Maratona (55%), quanto na Family Run (67%). No total, respondem por 47% dos inscritos no evento. Na Maratona, elas representam 29%.
 
A Terceira Idade também marca presença no evento - 6% dos participantes nas três provas têm mais de 60 anos. E não pense que essa galera quer moleza! Vinte e oito por cento deles participarão da Maratona do Rio. Daqueles com mais de 60 anos que correrão a prova de 42 km, 82% são homens.
 
 
Curiosidades sobre a Maratona
A Maratona do Rio integra o calendário oficial de eventos e datas comemorativas da cidade do Rio de Janeiro. A tradição e a excelência da prova, além do cenário único, ajudaram a colocar o evento entre os melhores de sua categoria no mundo. O número recorde de inscritos consolida a prova como uma das corridas de rua mais desejadas do calendário mundial. Em 2003, ano de estreia da prova, contou com três mil corredores. Em 2017, contará com 33 mil pessoas, em provas de 42 km, 21 km e 6 km. O VaiCorrendo.com também marcará presença na prova.
 
 
Foto: Blog da Maratona do Rio/Divulgação
© Proibida a reprodução em outras mídias.