Métodos de treinamento de corrida: o Método de Repetição

09/04/2014 03:54
Prof. Aroldo Costa Neto*
 
O último dos métodos de treinamento de corrida que discutiremos é o método de repetição. Apesar de ser mais utilizado para melhorar a velocidade máxima de provas curtas, pode ser útil para aqueles praticantes de corrida que também se arriscam em outras atividades como jogos coletivos (futebol, handebol, basquete), bem como uma excelente opção de treinamento para quem gosta de mais intensidade.
 
Difere-se do método intervalado por permitir recuperação quase que completa dos estoques de energia antes do próximo estímulo. As frequências cardíaca e respiratória voltam praticamente aos padrões normais de aquecimento antes da próxima série. Exige um aquecimento eficiente pois trabalha com recrutamento muito rápido das fibras musculares.
 
A intensidade deste método é alta (máxima), o volume é baixo (não mais do que 10 minutos de trabalho efetivo), a duração dos tiros não pode ser superior a 15 (normalmente séries de 6 a 15 segundos) segundos e a pausa é até 6x maior que o estímulo. Pode ser adaptado para intensidades submáximas, porém, o treino ficaria muito semelhante ao método intervalado.
 
Um ponto importante para utilização deste método é que a duração do estímulo (série) não deve interferir na velocidade de execução do exercício, ou seja, se você atingir 18Km/h na sua velocidade máxima durante a série, a duração da mesma não pode permitir redução desta velocidade, caso contrário, estaríamos trabalhando outro tipo de velocidade (resistência de velocidade).
 
Um exemplo básico do método de repetição seria:
• Aquecimento eficiente;
• 25 tiros máximos de 10 segundos de duração por 1 minuto de intervalo passivo (densidade 1 por 6)
• Total: 4 minutos e 10 segundos de estímulos, 24 minutos de intervalo (aproximadamente 28 minutos na parte principal do treinamento, sem contar o aquecimento e a volta à calma).
 
A partir da semana que vem retomaremos os outros assuntos abordados em nossa coluna semanal. Espero que tenham aproveitado estas opções de treinamento! Forte abraço e até a próxima!
 
*Colunista do VaiCorrendo.com, Aroldo Costa Neto é fisioterapeuta e educador físico
na academia Studio F3 Corpo Inteligente, em Ribeirão Preto
CREFITO-3: 32.583 - F / CREF: 042.260 - G/SP