Novo atleta! Marco Zeoti elimina 73 kg, volta a ter qualidade de vida e conclui a primeira corrida

17/10/2017 15:52
Foto: Wanderson Tillmann/VaiCorrendo.comDa reportagem/VaiCorrendo.com
 
O operador de áudio Marco Zeoti, de 39 anos, é um desses exemplos de dedicação. Há três anos ele se viu numa situação delicada em que, se uma medida drástica não fosse tomada, poderia perder a vida precocemente. Com seus 1,82m de altura, Zeoti pesava nada mais, nada menos, que 197 kg. Após 3 anos, com uma dieta equilibrada e exercícios físicos acompanhados por profissionais especializados do Studio F3 - Corpo Inteligente, ele eliminou 73 kg. Mais que isso, deixou de tomar medicamentos, ganhou saúde e disposição.
 
"Eu tive uns problemas sérios e o Homem lá de cima quase me chamou para conversar", brinca. Zeoti lembra que o primeiro passo foi a reeducação alimentar aliada a exercícios físicos. "Mas não foi difícil e nem doloroso", conta. "Aprendi o meu limite na alimentação: antes eu ia a um rodízio e não tinha fim, hoje nem consigo ir mais", diz.
 
'Voltei a ter saúde'
Zeoti era hipertenso grave. Hoje a pressão arterial está controlada. Na fase crítica era de 22 por 11. Hoje está na casa dos 14 por 8. "Voltei a ter saúde e eliminei alguns medicamentos e reduzi outros", comemora. "Tinha problemas de diabetes. Meus triglicerídeos eram altos".
 
Mas para voltar a ter saúde, Zeoti teve que se esforçar. Ele foi orientado pelos professores do Studio F3 a seguir um programa específico de treinamento. "Conheci o Zeoti, ele é um amigo, e o convidei a treinar conosco, aqui no Studio F3. Expliquei que o excesso de peso seria um grande risco. Ele é um cara esforçado e conseguimos manter essa motivação nos treinamentos", revela diretor de marketing do Studio F3, Márcio Vicente.
 
O profissional de educação física, Aroldo Costa Neto, explica que encaixou Zeoti em dois programas de treinamentos específicos do Studio F3 desenvolvidos para atender às particularidades dos grupos especiais (hipertensos, obesos, diabéticos, idosos e cardiopatas). "A supervisão das atividades físicas é realizada de maneira individual, com controle dos sinais como pressão arterial, glicemia, frequência cardíaca, percepção de esforço e sintomas como dor, tontura, fraqueza e desequilíbrio; de maneira somativa, para acompanhamento da evolução dos alunos. Buscamos atingir a qualidade de vida e os melhores padrões de saúde possíveis", ressalta Aroldo.
 
Foto: Arquivo pessoalOutro programa visa promover saúde através da conquista do emagrecimento de forma consciente, saudável e definitiva, intervindo nas mudanças necessárias dos hábitos e comportamentos físicos, psicológicos e nutricionais. "Nesse programa o principal objetivo é a melhora da qualidade de vida por meio do incremento da aptidão física, autocontrole emocional e reeducação alimentar, com total respaldo de profissionais especializados", salienta o profissional de educação física Erick Amâncio.
 
Resultados no dia a dia
Os resultados são sentidos no dia a dia. "Antes eu não conseguia comprar roupas. Pode parecer pouca coisa, mas a gente fica em estado de depressão. Fica com vergonha de entrar nas lojas. Hoje eu não sinto mais isso. Passei do manequim 64 para o 48 e compro minhas roupas em qualquer loja", diz Zeoti. "Outra coisa é a economia. Roupas grandes são caras ou tem que pagar costureira. Hoje eu economizo", brinca.
 
Cirurgias e mais um desafio
Recentemente Zeoti teve um novo desafio. A perda de peso provocou o excesso de pele na região abdominal. Para reparar isso, precisava de uma cirurgia de abdominoplastia. Foi ao cirurgião que lhe lançou um desafio. Se ele perdesse 30 kg em três meses, a cirurgia seria feita gratuitamente. Conversou com os professores do Studio F3 e um trabalho específico foi elaborado. No final dos três meses, Zeoti ganhou a cirurgia.
 
"Na prática mantivemos os programas de exercícios aliados a uma dieta alimentar específica. Ele seguiu todas as orientações e pode comemorar os resultados sem sequelas, o que é mais importante", comenta Érick.
Para celebrar a recuperação da cirurgia, Zeoti correu 5 km oficialmente no domingo (1), na corrida Outubro Rosa. Ele, que gosta de esportes - joga futebol como goleiro -, já havia feito a distância de maneira oficiosa. Aceitou o novo desafio e completou o percurso, esbanjando alegria e motivação. Que ninguém duvide que ele faça agora 10 km, 21 km ou uma maratona (42 km). É só alguém lançar o desafio!
 
O Studio F3 - Corpo Inteligente é um centro multiprofissional integrado que busca a excelência na prestação de serviços na área da saúde. Possui profissionais especializados para atuar desde a prática de atividades que visam a vida de qualidade até o alto rendimento esportivo de atletas. Saiba mais em www.studiof3.com ou entre em contato pelo telefone (16) 3442-7161.
 
 
Fotos: Wanderson Tillmann/VaiCorrendo.com e Arquivo pessoal
© Permitida a reprodução em outras mídias.
 
 
Fotos: Wanderson Tillmann/VaiCorrendo.com e Arquivo pessoal
© Permitida a reprodução em outras mídias.