"Ele nunca correu e fez 10 km em 47 minutos". Como pode isso? Eu explico!

28/11/2015 18:00
Prof. Rodrigo Carvalho*
 
Opa! Estamos de volta, amigos atletas. Tudo beleza por aí? Vou abordar nesta edição da coluna Mestre Atleta um assunto sugerido pelo nosso amigo Rafael Gonçalves, diretor de artes e conteúdo do VaiCorrendo.com. Qual o tema? Como uma pessoa que nunca correu na vida consegue completar uma prova de 10 km em 47 minutos, sub-50, logo na primeira corrida de sua vida?! Geralmente, quem nunca correu leva mais de uma hora para fechar os primeiros 10.000 metros da carreira amadora.
 
O Gonça ficou surpreso ao ver um colega atingir tal feito. E isso tem uma explicação. Como eu já disse em matérias anteriores, o volume do treino, às vezes, não é tão importante. A força muscular, sim, é de extrema importância - e a maioria dos corredores não a valoriza.
 
Quando eu digo "força", quero destacar que é preciso colocar peso de verdade e não ficar com aquele pensamento ultrapassado de que corredores não podem pegar muito peso, que isso vai aumentar a massa muscular, e blá, blá, blá (risos, isso é um mito).
 
Essa pessoa que correu 10 km em 47 minutos ou menos logo em sua primeira prova deve ter no histórico algum tipo de esporte que fazia com qualidade e, o mais importante, com intensidade e força. Com pouco treino de corrida, tal exercício já o faz correr com uma marca expressiva.
 
A intensidade e força que ele colocava no outro gesto esportivo era tão grande que, quando corre, o pace fica baixo e, assim, consegue fazê-lo por muito mais tempo. Um exemplo: um jogador de futebol, basquete ou handebol que nunca correu uma prova de 10 km certamente correrá na casa de 45 minuto. Isso porque o seu "VO2 Máximo" é alto e, na baixa intensidade, ele se sobressai.
 
Estamos conversados? "Sacou o lance", Gonça?
 
Um grande abraço aos amigos corredores e até a próxima coluna aqui no site do corredor de rua.
 
*Colunista do VaiCorrendo.com, Rodrigo Carvalho é especialista em treinamento esportivo de bases científicas pós-graduado pela USP de Ribeirão Preto, personal trainer e ex-atleta de elite