O modismo do glúten: cortar ou não cortar da dieta?

02/08/2016 17:18

Nutricionista Isabelle Mastelaro*

 
Se você nunca ouviu ninguém dizendo que estava "cortando" o glúten da dieta, com certeza vai ouvir em um almoço em família ou na reunião de amigos do trabalho.
 
Essa é uma das restrições alimentares mais comuns no dia a dia do consultório de um Nutricionista. E quando questionamos as motivações, a resposta é uma só: "QUERO EMAGRECER". É possível emagrecer com a retirada do glúten da dieta? Continue a leitura e tudo ficará mais claro!
 
Qual o segredo do glúten?
 
Alguns fatos sobre ele:
Glúten é uma proteína (um complexo de proteínas na verdade, como gliadina e glutenina);
 
Onde está? Em qualquer produto que contenha trigo, cevada, centeio e triticale, e também em produtos que possam ter sido contaminados nas máquinas de produção. Exemplo: aveia não contém glúten na sua composição, MAS é processada em locais e maquinários onde se processa trigo para produção de farinhas - ou seja, é possível que exista a contaminação!
 
Com base nisso, podemos dizer que: na cerveja tem glúten, no pão tem glúten, nas massas de pizza e macarrão têm glúten, no bolo tem glúten, etc.
 
Logo chegamos à conclusão: SIM, reduzindo ou removendo o "glúten" da minha dieta (os produtos que o contém, na verdade) você irá EMAGRECER! Mas por que nutri?
 
Simples, na cerveja tem carboidratos, que consumidos em excesso levam ao acúmulo de gordura corporal (OH!). No bolo, nas massas, no pão, não tem somente carboidratos e glúten, tem também GORDURA, AÇÚCAR, SÓDIO e outros aditivos que em EXCESSO também comprometem a manutenção/perda de peso. 
 
Cabe aqui uma reflexão: precisamos deixar de comer o pequeno glúten ou os grandes excessos???
 
Equilíbrio é a chave para o hábito e a mudança! Para saber mais sobre a inclusão de glúten e outros nutrientes na sua alimentação, procure um Nutricionista. Caso seja necessária, a exclusão do glúten da dieta sempre deve ser bem orientada por um profissional.
 
Muita coisa para processar né? Pode ir pensando enquanto você aproveita uma nova semana e se lembra de que o pãozinho francês e a cerveja têm algo em comum. ;)
 
Um grande abraço e até a próxima coluna aqui no site do corredor de rua!
 
*Colunista do VaiCorrendo.com, Isabelle Mastelaro é graduada pela Universidade de São Paulo (USP) e atua em consultório particular com ênfase em emagrecimento e reeducação alimentar. Atendimento individualizado e em grupo. CRN-3 46886 / Contato: (16) 3624-5343
 
 

(Os textos, informações e opiniões publicadas nesse espaço são de total responsabilidade do autor. Logo, não correspondem, necessariamente, o ponto de vista do VaiCorrendo.com)