O que acontece com o nosso coração quando corremos?

06/05/2015 14:35

Prof. Rodrigo Carvalho*
 
O coração é um músculo e, portanto, sofre adaptações. Um exemplo? Quando estamos correndo de forma contínua em um ritmo confortável, o estresse daquele momento gera aumento do fluxo sanguíneo, débito cardíaco (volume ejetado por minuto pelo coração e volume ejeção) e aumento do volume ejetado a cada sístole (batida do coração).
 
Como a demanda é aumentada, há uma carga maior da hipertrofia excêntrica do coração (lado externo do coração). Então, nessa condição, você melhora a sua resistência aeróbia, ou seja, a capacidade de suportar por mais tempo uma corrida ou tarefa. Quando se corre nesse ritmo, nós, educadores, chamamos de Limiar Anaeróbio. Essa intensidade está entre 55% e 65% do VO2 Máximo (consumo do oxigênio).
 
Se você correr de uma forma mais intensa, o tempo da corrida vai ser menor e as adaptações serão a hipertrofia concêntrica (lado interno do coração) - haverá aumento da potência que o coração tem de bater (sístole).
 
Por isso, jamais, os treinos devem ser iguais. As condições são individuais porque o seu coração é totalmente diferente do seu amigo. Quer saber qual é a sua porcentagem e tempo de trabalho em cada zona? Faça uma avalição física (ergoespirométrica) e comece a treinar com rigor científico. Entregue essa avalição para o seu treinador, que saberá quanto tempo você suportará em cada estagio: Limiar Anaeróbio, Limiar Compensação Respiratória e VO2 Max.
 
São dados imprescindíveis para montar o treino. Isso porque para cada velocidade que você corre há um tipo de adaptação. Claro, meus amigos, esses minuciosos detalhes só entram em cena se você almeja melhorar o tempo. Agora, se objetivo for sair para correr sem compromisso com a melhora do rendimento, bora correr!
 
Procure um médico para fazer o diagnóstico e saber a saúde do seu coração. Porque ninguém morre por causa da corrida, e sim, por uma doença não diagnosticada.
 
Estamos falados? Grande abraço e até a próxima.
 
*Colunista do VaiCorrendo.com, Rodrigo Carvalho é especialista em treinamento esportivo de bases científicas pós-graduado pela USP de Ribeirão Preto, personal trainer e ex-atleta de elite