O que devo melhorar para correr mais rápido?

02/06/2015 08:55

Prof. Rodrigo Carvalho*
 
Olá pessoal, treinando forte por aí?
 
Ótimo! Mas quer correr ainda mais rápido e não sabe onde melhorar, não é mesmo?! Para isso, primeiramente, você precisará saber qual é o seu próprio potencial. Só assim responderemos a essa pergunta.
 
Depois que o treinador fizer as avaliações e os testes necessários, ele saberá exatamente o que deve ser feito com você. Agora, se o atleta treina por conta própria, há de saber onde deve dar prioridade nos próprios treinos.
 
Invista nos pontos fracos, faça uma auto-análise sobre o que você menos gosta de treinar. É neste ponto que a evolução precisa ser explorada.
 
Isso é fácil de ser identificado. Em determinada hora ou dia do treino você esbraveja: "caramba, hoje tem aquele treino chato!". Este "fenômeno" acontece porque o seu organismo tem dificuldades de desempenhar aquela circunstância. É o tipo de via energética envolvida. Se você for um corredor que gosta de rodar (os famosos longões), certamente odiará os tiros intensos. Mas caso seja um atleta que gosta de correr no plano, terá um certo tipo de antipatia sobre as rampas.
 
A minha sugestão é: coloque na sua programação os treinos que você NÃO gosta! Assim o seu organismo vai sofrer adaptações fisiológicas e, aquele treino que era chato, aos poucos vai ficando mais fácil. Cada vez mais fácil. Isso não quer dizer que seu o "ódio" por ele vai ser menor; significa que o seu desempenho vai melhorar.
 
Eu, particularmente, detesto fazer tiros de 800 metros. Todos nós temos particularidades e elas devem ser bem exploradas.
 
Grande abraço e vamos que vamos!
 
Até a próxima coluna!
 
*Colunista do VaiCorrendo.com, Rodrigo Carvalho é especialista em treinamento esportivo de bases científicas pós-graduado pela USP de Ribeirão Preto, personal trainer e ex-atleta de elite