Para que servem os treinos longos?

15/05/2015 11:57

Prof. Rodrigo Carvalho*
 
Olá pessoal, como vão os treinos?
 
O cuidado com o "longão" deve ser extremo, pois, quanto mais o seu treino fica longo, maior é a quantidade de Cortisol (hormônio do estresse) que o seu corpo metaboliza. É preciso algumas boas horas para removê-lo. Sem contar que, se esse treino não for extremamente bem monitorado, com doses necessárias, outra coisa horrível pode acontecer: alguns estudos mostram que há uma diminuição na quantidade total de testosterona.
 
Isso prejudica diretamente o seu desempenho, começando, inslusive, a perder massa magra. Não estou falando de atletas de elite. No caso deles, é totalmente diferente.
 
Vocês podem observar nas corridas de rua algumas pessoas aparentemente magras. Mas, se elas fizerem uma avaliação para analisar o percentual de gordura, certamente serão classificadas com sobrepeso ou obeso.
 
O julgamento que fazemos, se somos gordos ou não, está ultrapassado. Temos que olhar o percentual de gordura! O número na balança não significa absolutamente nada.
 
O treino deve ser muito bem elaborado, que atenda a sua necessidade. Veja bem, não estou defendendo a tese de banir os treinos longos, eles devem existir. Mas no momento certo da sua periodização.
 
As vezes julgamos os treinos intensos como perigosos, que facilitam uma lesão. Nos caso dos treinos longos, a intensidade está no volume.
 
Então te pergunto. O que agride mais os seus músculos, tendões e articulação? Uma corrida de 5 km que dura em média 34 minutos, em uma velocidade mais elevada, ou um longo de 20 km que dura 2h20? Minha linha de trabalho profissional diante do que vejo na literatura é a seguinte: fique rápido nas provas de 5 km e, naturalmente, as distâncias mais longas ficarão também. No caso, as meias e maratonas.
 
É só uma sugestão, amigos corredores.
 
Forte abraço, bons treinos e até a próxima coluna.
 
*Colunista do VaiCorrendo.com, Rodrigo Carvalho é especialista em treinamento esportivo de bases científicas pós-graduado pela USP de Ribeirão Preto, personal trainer e ex-atleta de elite