Pasta de amendoim e seus benefícios

20/12/2016 07:25

Nutricionista Renato Barbim*

 
A pasta de amendoim pode ser uma ótima opção em sua dieta. Possui altas quantidades de proteínas e gorduras insaturadas (ácidos graxos mono e poli-insaturados), além de ser uma boa fonte de vitaminas A e E, cálcio, magnésio, zinco, ferro, fibras e antioxidantes que auxiliam no combate de radicais livres.
 
Na prática, isso pode significar mais energia e melhor rendimento nos treinos, além de saciedade. É um alimento calórico e muito nutritivo. Devemos ter cuidado, pois muitas pastas de amendoim que são industrializadas contêm açúcar, sal e gordura hidrogenada. Procure as versões naturais e integrais, que não levam a adição desses elementos.
 
Outra vantagem da pasta de amendoim é o seu sabor e versatilidade. Ela pode ser combinada com vários outros alimentos dentro de um plano alimentar, como por exemplo tapioca, aveia, linhaça, chia, pão integral, iogurte, biscoito de arroz, vitaminados e ainda é uma opção prática para se levar no trabalho, passeio ou escola.
 
Recomendo sempre no pré-treino, cerca de 45 a 60 minutos antes, a mistura entre banana, farelo de aveia, pasta de amendoim e canela. Fica excelente!
 
Um grande abraço, feliz Natal, ótimo 2017 e até a próxima coluna aqui no site do corredor de rua!
 
 
*Colunista do VaiCorrendo.com, Renato Barbim é graduado em Nutrição e Metabolismo pela USP de Ribeirão Preto e especialista em Fisiologia do Exercício pela UFSCAR de São Carlos. Atua em consultório particular assessorando atletas amadores e de alto nível que buscam alimentação saudável. É Consultor da empresa New Nutrition Suplementos. CRN-3 38322 / Contato: (16) 3625-8325
 
 

(Os textos, informações e opiniões publicadas nesse espaço são de total responsabilidade do autor. Logo, não correspondem, necessariamente, o ponto de vista do VaiCorrendo.com)