Período de Base

06/11/2015 07:05
Prof. Rodrigo Carvalho*
 
Grandes corredores, como vão? E os treinos? Estão encaixando bem?
 
Essa fase do treinamento na qual você já deve estar acostumado é o que vai sustentar os treinos de maior intensidade para melhorar o seu tempo nas provas. Sem esse período, chega um momento em que paramos de evoluir ou, até mesmo, perdemos performance.
 
Geralmente, a maioria dos corredores faz os treinos intensivos no início do ano. A minha sugestão é fazê-lo pelo menos duas vezes a mais, de quatro em quatro meses. Prefiro este formato, mas não que seja uma regra.
 
Nesse período, o treinador tende a aumentar o volume do seu treino - e isso também vale para a musculação, treinos de rampa com distância acima de 300 metros e circuitos de exercícios que atendam a necessidade específica do gesto da corrida.
 
Com esse formato de treino o corredor vai sentir que perdeu velocidade e que piorou. Isso, de fato, vai acontecer mesmo. Porém, fique tranquilo. A resposta futura será positiva.
 
E aí, quando vocês farão a base?
 
Forte abraço e até a próxima coluna. Aqui, no site do corredor de rua.
 
*Colunista do VaiCorrendo.com, Rodrigo Carvalho é especialista em treinamento esportivo de bases científicas pós-graduado pela USP de Ribeirão Preto, personal trainer e ex-atleta de elite