Qual tênis comprar? Pronado, supinado ou neutro?

12/10/2016 20:01
Prof. Rodrigo Carvalho*
 
Como vocês estão, meus amigos corredores? Fim de ano chegando, hein. E aí? Como andam as "pancadas" nos treinos?
 
Para correr é preciso calçar tênis. Quer dizer, isso na preferência da maioria. Então, qual tênis comprar? Com pisada pronada, supinada ou neutra?
 
Você pode gastar o quanto quiser na compra de um tênis, mas se quer economizar, não caia naquela conversa de que "olha, esse é um pouco mais caro porque é pronado ou supinado".
 
Existem graus de supinação e pronacão. Isso seria muito bom se os tênis fossem feitos individualizados para cada corredor, mas não é viável para as indústrias. Existem casos em que o corredor compra o indicado e começa a ter dores. Porque mudou a pisada! Então, continue com o neutro.
 
Uma pesquisa publicada no British Journal of Sports Medicine em 2013 acompanhou 927 corredores novatos durante um ano. Todos receberam exatamente o mesmo modelo de tênis para usar durante todo o ano. Quem tinha pisada neutra, pisada pronada ou supinada, recebeu o mesmo tênis: neutro. Ao final dos 12 meses, o índice de lesões e dores entre os grupos foi o mesmo!
 
O artigo concluiu que não corrigir a pronação ou supinação com o tênis não aumenta as lesões entre os corredores (Fonte: @eltonlopes). Ainda não existe embasamento suficiente e confiável que justifique a prescrição de tênis especiais para pisada pronada ou supinada.
 
Então, continue com seu tênis neutro, faça musculação e técnicas de corrida. Isso sim diminui a incidência de lesões. Grande abraço ótimos treinos para vocês e até a próxima coluna aqui no site do corredor de rua!
 
*Colunista do VaiCorrendo.com, Rodrigo Carvalho é especialista em treinamento esportivo de bases científicas pós-graduado pela USP de Ribeirão Preto, personal trainer e ex-atleta de elite
 
 

(Os textos, informações e opiniões publicadas nesse espaço são de total responsabilidade do autor. Logo, não correspondem, necessariamente, o ponto de vista do VaiCorrendo.com)