Quantas calorias você está gastando durante a sua corrida?

17/06/2014 12:41
Prof. Aroldo Costa Neto*
 
A corrida é uma das atividades físicas mais utilizadas como ponto de partida para redução e controle do peso corporal total.
 
Essa escolha é facilmente explicada devido à corrida moderada proporcionar pelo menos o dobro de gasto calórico por unidade de tempo quando comparada à caminhada leve e pelo baixo valor de investimento para sua prática.
 
Na área da saúde, uma importante ferramenta é utilizada para estimar o gasto calórico das atividades comuns do dia a dia e exercícios físicos para contabilizar a energia dispendida na atividade física diária. Esta ferramenta é conhecida como MET (Equivalente Metabólico da Tarefa), indispensável para quem está controlando “o que entra” de calorias através da alimentação.
 
Correr de maneira aleatória traz resultados aleatórios! Apesar de estimar gastos médios, conhecer o MET das atividades que você mais pratica pode ser um fator decisivo para quem busca através da corrida atingir objetivos de redução do % de gordura corporal.
 
Elaborei a tabela ao lado com base no estudo de Ainsworth et al. (2000) sobre os MET’s e relacionei com a velocidade média dos corredores de provas de rua de Ribeirão Preto. Basta observar a velocidade, o peso corporal e o gasto calórico final da corrida para 1h de duração. Caso o seu peso não esteja na tabela você pode utilizar uma regra de 3 para estimar com o seu peso ou ainda calcular o padrão:
 
Gasto Energético= MET da atividade x 0,0175 x Peso Corporal (em Kg) x Duração da atividade (em minutos).
 
Relembro que estes cálculos são para uma velocidade constante e para 1h de duração. Caso queira maiores informações sobre o MET estimado de alguma velocidade acima ou abaixo das apresentadas, deixe seu comentário!
 
Conseguir observar o gasto calórico diário advindo da sua corrida é uma excelente estratégia para buscar uma alimentação equilibrada e condizente com o seu real esforço físico! Aproveitem! Forte abraço e até a próxima!
 
AINSWORTH, B.E. et al. Compendium of physical activities: an update of activity codes and MET intensities. Medicine Science Sports Exercise, 2000.
 
*Colunista do VaiCorrendo.com, Aroldo Costa Neto é fisioterapeuta e educador físico
na academia Studio F3 Corpo Inteligente, em Ribeirão Preto
CREFITO-3: 32.583 - F / CREF: 042.260 - G/SP