Quaresma e corrida de rua

01/03/2017 10:36

Fim das festividades de Carnaval e, no nosso folclore, muitos dizem que agora começa o ano no Brasil. No mundo das corridas, difícil algum corredor começar a correr só depois do Carnaval. Geralmente, já estão treinando desde meados de janeiro.
 
Com o fim do Carnaval, para os cristãos, começa o período denominado Quaresma. Quero deixar claro que respeito todos os credos e crenças, e não tratarei de dogmas religiosos neste post.
 
Entretanto, acredito que vale uma rápida explicação sobre o que seria a Quaresma. São os 40 dias que antecedem à Páscoa, e um período onde a oração, penitência, jejum, esmola, reflexão, conversão espiritual, são meios para se alcançar os objetivos da Quaresma.
 
Mas o ponto que quero abordar é que neste período você pode crescer, também, no seu lado esportivo. Como é uma época de reflexão e de recolhimento, seus treinos podem render mais. Explico:
 
Quando estou treinando na Quaresma, procuro refletir (mais) sobre a vida e no modo que venho agindo. Acredito que pode ser um período para crescermos tanto como pessoa como ter uma melhora de rendimento nos treinos. Neste período fico mais reservado, evito eventos sociais, bebidas alcoólicas, o que acaba culminando com mais tempo e disposição para treinar.
 
Se a corrida já serve de um momento bom para refletir, de estar com nós mesmo, fazer planos, a Quaresma pode potencializar esses planos e essas reflexões. Mesmo não seguindo os dogmas da quaresma, tente neste período pensar mais nos treinos, se manter mais focado e reservado, se abstendo um pouco da badalação, que provavelmente você sentirá uma melhora de seu rendimento esportivo, já que você "estará mais com você mesmo".