Para quem correu o ano inteiro, mesmo sem férias do trabalho, inclua um período de "transição"!

23/12/2013 16:55
Prof. Aroldo Costa Neto*
 
Corredores ativos de diversas provas (5 km, 10 km, 21 km, 42 km, 80 km ou mais...) que treinaram o ano inteiro devem ter acumulado algo entre 300 km e 3 mil km rodados este ano! Faça suas contas para saber qual foi o volume total de treinos e corridas de 2013.
 
Músculos, ossos e articulações foram bastante sobrecarregados, possivelmente algumas lesões vieram e foram embora, algumas ainda podem estar por aí. Na parte teórica da preparação física existe um período discriminado como “transição”. Nesta fase, o professor de educação física busca uma redução brusca do volume (distância) e da intensidade (velocidade) dos treinamentos de seus alunos. Esta diminuição de “cargas” permite que o nosso corpo recupere-se melhor do que quando comparado com uma pausa completa dos treinamentos, impedindo o indivíduo de perder muito condicionamento para a próxima fase de treinamento em 2014.
 
Nosso corpo não consegue permanecer em alta performance por grandes períodos, e mantendo a quantidade de treino alta ficamos próximos dos limites e mais suscetíveis a lesões. Existem diferentes períodos de transição que são dependentes da quantidade de treinos realizados no período anterior, quantidade de dias “afastado” do treinamento (7, 14, 21... dias de férias) e o tipo de treino que virá no próximo ano. Basicamente, reduz-se pelo menos a metade da quantidade de treinos, volume e intensidade da semana. Por exemplo, quem tinha o hábito de realizar 25 Km por semana em 5 dias de treino com uma velocidade média de 10 Km/h, pode realizar em dois treinos na semana o total de 8 km a 12 Km com velocidade menor.
 
A ideia é poupar o nosso organismo sem permitir acomodação e grande perda de condicionamento, o que dificulta o retorno aos treinamentos na fase seguinte. Caso ainda tenha alguma prova neste final de ano ou início do ano que vem, programe essa transição logo após o último compromisso. Não emende 1 ano de treino no outro sem um período de recuperação com redução de cargas. Consulte o seu professor para programação da sua transição!
 
Desejo um Natal repleto de paz e renovação de espírito para todos vocês! Obrigado pela companhia em 2013! Nossa coluna dá uma pausa no próximo dia 30 e retorna no dia 6 de janeiro. Forte abraço e muito treinamento em 2014! Até breve!
 
*Colunista do VaiCorrendo.com, Aroldo Costa Neto é fisioterapeuta e educador físico
na academia Studio F3 Corpo Inteligente, em Ribeirão Preto
CREFITO-3: 32.583 - F / CREF: 042.260 - G/SP