Representando a Seleção, Walace fica em quinto na Copa Pan-Americana de Barranquilla

23/02/2015 09:29
Rafael Gonçalves/VaiCorrendo.com
 
O jovem corredor Walace Evangelista, que desde 2013 vem despontando como promessa olímpica nas ruas de Ribeirão Preto, conquistou um honroso quinto lugar em sua primeira prova representando a Seleção Brasileira de atletismo. Neste domingo (22), em Barranquilla, na Colômbia, o fundista de São Joaquim da Barra ficou em quinto lugar na Copa Pan-Americana de Cross Country, modalidade disputada em piso irregular, com areia, grama e um morro de 4 metros de altura.
 
Walace (na foto, à direita), de 16 anos, competiu na categoria menores e marcou o tempo de 15min32s no percurso de 5,1 km. Ele foi o segundo melhor brasileiro da prova, atrás apenas de Jonathan Santos Rocha (número 115), que registrou 15min20s. O outro brasileiro na disputa, Paulo Ferreira Mesquita (número 113), que havia vencido Walace na Copa Brasil de Cross Country, torneio classificatório para a Seleção, dessa vez ficou atrás do jovem atleta da região de Ribeirão Preto. Mesquita foi o sexto colocado entre os oito atletas, com 15min34s.
 
Além de ter feito uma prova mais rápida que o atual campeão brasileiro de cross country, Walace ainda venceu um atleta colombiano e outro uruguaio. O campeão foi Francisco Albarracin, da Colômbia, com 15min07s.

Mais campeões
A competição em Barranquila teve outros cinco campeões. Entre os homens, Maksim Korolev, dos EUA (categoria adulto); e Justyn Knight, do Canadá (categoria juvenil). Já entre as mulheres, Tejeda Gladys Lucy, do Peru (categoria adulto); Meneses Marin Saida, também do Peru (categoria juvenil); e Martha Guerrero, da Colômbia (categoria menores). O melhor atleta brasileiro foi Gilberto Silvestre Lopes, vice-campeão entre os adultos.
 
A Copa Pan-Americana foi seletiva para o Mundial de Cross Country, que será em março na cidade de Guiyangna, na China.
 
 
COPA PAN-AMERICANA DE CROSS COUNTRY | CATEGORIA MENORES
MASCULINO | 5,1 KM
POS ATLETA PAÍS TEMPO
1 Francisco Javier Albarracin 15min07s
2 Carlos Santiago Hernandez 15min18s
3 Jonathan Santos Rocha 15min20s
4 Bryan Patricio Sari 15min24s
5 Walace Evangelista Caldas 15min32s
6 Paulo Ferreira de Mesquita 15min34s
7 José Manuel Obando Cardenas 15min51s
8 Waldemar Gonzalez 16min23s


*O VaiCorrendo.com não se responsabiliza por erros de nome, colocação, tempo e equipes divulgados oficialmente pelas empresas de cronometragem. Foto: Fernando Reis/CBAt