Resultados da Pampulha garantem Zeferina no top-10 do Ranking Caixa por mais um ano

09/12/2014 11:22
Rafael Gonçalves/VaiCorrendo.com
 
Famosa por suas conquistas na pista de corrida e também fora dela, e por seguir carreira em alto nível independente de ter completado 42 anos de idade, a mineira radicada em Sertãozinho Maria Zeferina Baldaia sequer precisou competir na Volta da Pampulha, no último domingo (07), para se instalar no top-10 do Ranking Caixa/CBAt de corredores de rua em mais uma temporada. Afinal, os resultados ajudaram.
 
Restando apenas uma prova para o encerramento do Campeonato Brasileiro das corridas de rua, Zeferina não poderá mais ser alcançada pela 11ª colocada e terá o patrocínio mensal da Caixa pelo quinto ano consecutivo. A ex-cortadora de cana já havia conquistado o top-10 em 2010 (3º lugar), 2011 (8º), 2012 (4º) e 2013 (6º). Em 2008, foi vice-campeã do ranking, mas não conseguiu se manter na temporada seguinte.
 
Neste ano, como não participou das últimas quatro etapas, caiu do sexto para o nono lugar, mas soma 156 pontos contra 124 de Rosiane Xavier dos Santos. Na última prova da temporada, a Corrida Internacional de São Silvestre, Rosiane poderá chegar, no máximo, aos 154 pontos caso seja a melhor atleta brasileira - dois a menos do que já tem Zeferina. A São Silvestre dará 30 pontos ao melhor atleta do Brasil.
 
Zeferina esteve presente em apenas oito das 27 provas que já foram disputadas pela temporada 2014 e somou pontos suficientes para administrar a permanência no top-10 desde o início da competição. Já Joelma de Jesus, companheira de Zeferina na equipe Ascoruse e que em 2013 foi top-10, participou de apenas uma prova e perdeu o patrocínio para 2015.
 
As melhores do Brasil
Com a pontuação atual, as nove melhores atletas do Brasil em 2014 estão definidas, podendo apenas alterar algumas posições: Fabiana Cristine da Silva (campeã antecipada), Maria Regina Santos Saguins, Fernanda Raimunda Soares, Joziane da Silva Cardoso, Maria Bernadete Cabral, Conceição de Maria Carvalho, Adriana Sutil da Costa, Roselaine de Sousa Ramos Benites e Maria Zeferina Rodrigues Baldaia.
 
A décima e última colocação, que vale o patrocínio financeiro da Caixa, será disputada por Cruz Nonata da Silva, Rosiane Xavier dos Santos e Sueli Pereira Silva.
 
Clique AQUI e confira como está toda a classificação do Ranking Caixa/CBAt de corredores de rua. No masculino, o título já é de Sivaldo Santos Viana.
 
Foto: Marcos P. Tavares/VaiCorrendo.com