Ribeirão Preto sediará maratona pela primeira vez na história, a partir da temporada 2017

31/05/2016 07:11
Foto: Site USP Ribeirão PretoDa reportagem/VaiCorrendo.com
 
Ribeirão Preto, cidade do interior localizada a 316 km de São Paulo, está prestes a entrar no calendário internacional das corridas de rua. Em iniciativa das empresas Matheus Equilíbrio e Spoorts Eventos Esportivos, com apoio da Prefeitura, o município lançará oficialmente em junho a primeira maratona de sua história.
 
Denominada "1ª Maratona de Ribeirão Preto", a corrida de 42.195 metros já tem data marcada e será disputada na manhã do dia 22 de janeiro de 2017, um domingo. Por toda a sua grandeza, o evento entrou em pauta na sessão da Câmara de Vereadores no início de maio e foi aprovado por unanimidade para fazer parte do “Calendário Oficial de Eventos” de Ribeirão Preto. A notificação será publicada no Diário Oficial desta terça-feira (31).
 
Foto: Marcos P. Tavares/VaiCorrendo.comA Maratona de Ribeirão Preto, em seu primeiro ano, também terá percursos de 21 km (meia-maratona) e de 7 km. De acordo com os organizadores, a prova de 42 km será disputada anualmente no primeiro domingo após o dia 20 de janeiro, quando se comemora o Dia de São Sebastião, padroeiro de Ribeirão. Assim, em 2017 ela acontecerá dia 22 de janeiro e, em 2018, no dia 21.
 
Pontos turísticos
Atletas profissionais e amadores terão durante a 1ª Maratona de Ribeirão Preto a oportunidade de passar em frente aos pontos turísticos da cidade. O VaiCorrendo.com apurou que a chegada da prova será feita de maneira triunfal na esplanada do Theatro Pedro II, o que exigirá também a interdição de algumas ruas e avenidas do Centro da cidade, mudando rotas de carros e ônibus com o apoio da Transerp. As inscrições serão abertas após o lançamento oficial da maratona.
 
Ribeirão Preto passou a ser conhecida nos últimos anos pela quantidade de corridas de rua oficiais. Foram 17 em 2012, 22 em 2013, 23 em 2014, e 20 em 2015, além das provas nos moldes de treinos - sem marcações cronometradas. A cidade já conta com uma corrida de 21 km: a Meia Maratona Tribuna (foto) é disputada desde 2011 e também faz parte dos eventos oficiais da cidade. Por Ribeirão também passam as etapas dos Circuitos Caixas e Longevidade Bradesco, e mais recentemente das Maratoninhas Caixa voltadas às crianças.
 
  • 1ª MARATONA DE RIBEIRÃO PRETO
  • Data: 22/01/2017
  • Modalidades: 42 km, 21 km e 7 km
  • Percurso: Não divulgado, com chegada na esplanada do Theatro Pedro II
  • Valores das inscrições: Não divulgados
 
 
Fotos: Divulgação USP e Marcos P. Tavares/VaiCorrendo.com
© Proibida a reprodução em outras mídias.