Série Tipos de Pisada: Neutra

29/05/2014 13:56
Prof. Aroldo Costa Neto*
 
Na penúltima coluna da série tipos de pisada, hoje discutiremos a pisada Neutra. Apesar de o nome sugerir que este seja o “melhor” tipo de pisada, isso não é sempre uma verdade. Cada um de nós possui particularidades e necessidades especiais para ajustes posturais. Isso quer dizer que o fato de possuirmos a pisada Pronada ou Supinada não necessariamente acarretará danos, basta que todos os cuidados sejam tomados.
 
Algumas pesquisas científicas sugerem que a pisada Neutra não é melhor ou pior do que as outras, mas sim que proporciona menor risco de lesão para os músculos, ossos e articulações envolvidos durante as fases de corrida. A principal justificativa é a melhor estabilidade durante a fase de apoio e maior transferência de sobrecarga e peso entre as passadas da corrida.
 

Sendo assim, a pessoa que não possui a pisada Neutra deve se preocupar ainda mais com o tipo de calçado ideal para reduzir a “força de reação do solo”, terminologia utilizada para justificar o principal fator “externo” de sobrecarga e lesão.
 

Este tipo de pisada, na fase dinâmica da corrida, é aquele que o calcanhar inicia o contato com o solo ligeiramente com a sua parte externa (lateral). Após este contato, o pé “gira” ligeiramente para dentro dividindo os pontos de pressão sobre a planta do pé, e a passada é finalizada pelo centro da planta do pé (não pelo hálux - “dedão” do pé - como na pisada Pronada, nem pelos 4º e 5º metatarsos - ossos mais laterais do pé que se unem ao quarto e quinto dedos - como na pisada Supinada).
 
Compreendendo um pouco melhor sobre os principais tipos de pisada, torna-se necessário discutirmos também sobre como auxiliar na prevenção de lesões advindas da prática de corrida.
 
Na semana que vem, finalizando esta série, discutiremos sobre os tipos de calçados de corrida e a relação custo-benefício destes. Será que os calçados com melhor amortecimento são os melhores?
 
Forte abraço e até a próxima!
 
*Colunista do VaiCorrendo.com, Aroldo Costa Neto é fisioterapeuta e educador físico
na academia Studio F3 Corpo Inteligente, em Ribeirão Preto
CREFITO-3: 32.583 - F / CREF: 042.260 - G/SP