Série Tipos de Pisada: Pronada

13/05/2014 10:46
Prof. Aroldo Costa Neto*
 
Dando sequencia a série sobre os tipos de pisada e sua influência sobre a postura, hoje discutiremos sobre a pisada Pronada. Este tipo de pisada refere-se ao pé que, quando observado por trás, é ligeiramente caído para dentro na fase de apoio durante a caminhada ou corrida.
 
Em um estudo realizado por Silva e Oliveira (2011), foram avaliados 50 atletas de corrida amadores de 
Brasília – DF. Neste, 56% dos avaliados apresentavam pisada Pronada, 28% Supinada e 16% Neutra. Foram acompanhados por 1 ano e observou-se a quantidade de lesões que estes indivíduos tiveram neste período. 
Dos atletas com pisada Neutra, 25% deles tiveram algum tipo de lesão; os de pisada Supinada 71% se lesionaram; os de pisada Pronada 79% do total. Particularmente sobre a pisada Pronada, a lesão mais encontrada foi a Síndrome da Banda Iliotibial, uma patologia que trás dor na região lateral do joelho decorrente desta alteração postural do pé. Outras patologias como bursite no joelho, periostite tibial, contratura muscular, entorse de tornozelo, fasceíte plantar, fratura por stress, pubalgia e tendinite patelar também foram encontradas neste e nos outros grupos.
 
O indivíduo que possui este tipo de pisada normalmente tem redução ou desabamento do arco plantar (pé plano ou chato), eversão do tornozelo (imagem - que se acentua durante a corrida), tendência ao joelho valgo (joelhos em “x”), rotação interna do quadril e maior predisposição de tendinite nos tornozelos, joelho e quadril. Apesar de ser uma sequencia de fatores associados, nem todas estas alterações necessariamente estarão presentes no indivíduo com este tipo de pisada.
 
Não deixe de procurar um profissional que faz análise destas alterações se você é praticante de caminhada ou corrida, existem muitas patologias associadas ao movimento excessivo dos pés.
 
A semana que vem discutiremos sobre a pisada Supinada.
 
Forte abraço e até a próxima!
 
*Colunista do VaiCorrendo.com, Aroldo Costa Neto é fisioterapeuta e educador físico
na academia Studio F3 Corpo Inteligente, em Ribeirão Preto
CREFITO-3: 32.583 - F / CREF: 042.260 - G/SP