Confira sete importantes dicas para o seu treino de corrida neste verão com calor de 40ºC

23/01/2015 11:44
Da reportagem/VaiCorrendo.com
 
Estamos no verão, a estação mais quente do ano. Não bastasse o calor, as temperaturas resolveram ficar acima da média para este período. Mas isto não impede que você realize os seus treinos de corrida de rua, desde que tome alguns cuidados e faça adequações. Confira abaixo, algumas informações e dicas para que você não pare de treinar neste verão de 40ºC.
 
✹ HIDRATAÇÃO
Independente da época do ano, sempre se deve hidratar em meio à prática de qualquer exercício físico, principalmente no verão, quando a hidratação deve ganhar uma atenção em especial. Nunca espere ficar com sede para tomar água. Se isto ocorrer, você já estará desidratado.
 
✹ ROUPAS ADEQUADAS
Dê preferência para roupas claras e de material que facilite a transpiração. Roupas escuras absorvem a luz do sol e o calor.
 
✹ ACESSÓRIOS
Mais do que estéticos, o boné e o óculos de sol são de extrema importância para as corridas e treinos em dias de muito sol e calor.
 
✹ PROTETOR SOLAR
Se for correr em exposição ao sol, é muito importante utilizar protetor solar. Se a corrida for de grande duração, recomenda-se reforçar o protetor, já que o suor, aos poucos, vai eliminando o protetor solar.
 
✹ HORÁRIO PARA CORRER
O melhor horário para correr é bem cedo, quando a temperatura é amena. Entre 10h e 16h o calor é muito intenso. Se não tem a possibilidade de correr pela manhã, corra no final da tarde ou à noite.
 
✹ LOCAL PARA CORRER
Tente utilizar os parques ou locais arborizados, onde a temperatura será mais baixa e você poderá passar por trechos de bastante sombra.
 
✹ RESPEITE O SEU CORPO
Talvez o melhor conselho seja observar seu corpo. Se sentir qualquer mal-estar, pare! Procure uma sombra, se hidrate e descanse.