Sociedade Brasileira de Cefaleia promove corrida de rua gratuita no feriado de 12 de outubro

05/10/2016 08:30
Foto: DivulgaçãoR. Gonça/VaiCorrendo.com
 
A Sociedade Brasileira de Cefaleia (SBCe) conseguiu oferecer aos corredores de rua tudo o que eles sempre sonharam: uma corrida totalmente gratuita, sem fins lucrativos, e apenas solidária em troca de doação de alimentos ou fraldas geriátricas. No Dia de Nossa Senhora Aparecida, padroeira do Brasil, e feriado do Dia da Criança - quarta-feira de 12 de outubro -, Ribeirão Preto será sede da 2ª Corrida e Caminhada Vencendo as Cefaleias. As inscrições são gratuitas através do site www.congressocefaleia.com.br e terminam às 23h59 desta quarta-feira (05).
 
A prova terá largada e chegada no Parque Municipal Luis Carlos Raya para atletas profissionais ou amadores de todas as idades. A concentração será a partir das 7h e, a largada, às 8h30. Todos os inscritos pelo site receberão medalha de participação ao concluir o percurso de 5 km para corrida ou de 3 km para caminhada.
 
Os alimentos (arroz, feijão, macarrão e óleo) e fraldas geriátricas (tamanhos M, G, GG e Extra G) arrecadados serão doados ao Cantinho do Céu Lar - Hospital de Retaguarda, Assistência de Caridade Vicentina - Lar Vicentino e Lar dos Velhos da Igreja Presbiteriana de Ribeirão Preto.
 
A 2ª Corrida e Caminhada Vencendo as Cefaleias faz parte da programação dos 30 anos do Congresso Brasileiro de Cefaleia e 11º Congresso de Dor Orofacial, que serão realizados em Ribeirão Preto, no Hotel JP, de 13 a 15 de outubro. Cefaleia ou cefalgia são termos médicos usados para a dor de cabeça, uma das queixas mais frequentes de consultas a clínicos.
 
No ano passado, a primeira edição da corrida solidária foi disputada em Curitiba no dia 2 de setembro, em parceria com a Corrida da Lua Cheia, e teve inscrição a R$ 40 com camiseta e chip de cronometragem. Desta vez, chega a Ribeirão Preto totalmente gratuita, mas sem demais adereços.
 
 
 
O percurso
A corrida seguirá do Parque Municipal Luis Carlos Raya e se estenderá na avenida Carlos Consoni, entre a avenida Portugal e a avenida Norma Valério Correia, no bairro Jardim Botânico. Quem preferir caminhar percorrerá 2 km a menos na avenida Carlos Consoni.
 
Não haverá cronometragem eletrônica. Para acompanhar o tempo, será instalado um cronômetro no painel de largada e chegada para informação do participante. Durante o percurso haverá pontos de hidratação.
 
“Correr é vida. É a minha maneira de ver o mundo se descortinando a cada segundo, a cada passada. Não importa a velocidade, não importa a distância. Quando corro, já estou na frente daqueles que não saíram de casa”, afirma a médica e maratonista Claudia Baptista Tavares, que também é membro da SBCe e integra a comissão organizadora da corrida.
 
Durante a atividade física, a serotonina (substância da “felicidade”) e a adrenalina são liberadas, provocam prazer e euforia e são indicadas no tratamento da dor de cabeça. “A corrida ou a caminhada são aliadas para se alcançar este benefício e devem ser realizadas de forma regular”, finaliza a médica.
 
 
Foto: Divulgação
© Proibida a reprodução em outras mídias.