Teimosia dos corredores

21/11/2016 13:21
Prof. Rodrigo Carvalho*
 
Fala, meus amigos corredores! E as "pancadas" nos treinos, como estão?
 
Todos sabemos que a corrida de rua promove a liberação do hormônios do prazer, como adrenalina e dopamina. 
 
Quando você inicia um programa de treinos, em pouco tempo poderá estar viciado a correr. Isto porque todos os dias o seu cérebro pede tais doses de hormônios.
 
Sem duvida, correr melhora muito a saúde, as doenças - como diabetes e hipertensão - e os níveis de colesterol. Mas é importante ter cuidado e não deixar a emoção falar mais alto que a razão!
 
Quando você se sente um "viciado por corrida", quer praticar a modalidade todos os dias, aumentar o volume de treino cada vez mais e trotar até mesmo se estiver machucado. E, ainda, quer participar de todas as provas para colecionar medalhas.
 
É preciso ter um equilíbrio na sua vida atlética. Assim, você vai ter vontade de correr sempre é não ficará afastado durante meses por estar lesionado.
 
Não seja teimoso, corredor! O corpo humano não é uma máquina e necessita de um estado de equilíbrio para poder viver bem e melhor. Ou, em breve, você estará depressivo, machucado.
 
Não ache que você sempre sabe de tudo. Deixe de ser teimoso e corte o excesso. Grande abraço ótimos treinos.
 
*Colunista do VaiCorrendo.com, Rodrigo Carvalho é especialista em treinamento esportivo de bases científicas pós-graduado pela USP de Ribeirão Preto, personal trainer e ex-atleta de elite
 
 

(Os textos, informações e opiniões publicadas nesse espaço são de total responsabilidade do autor. Logo, não correspondem, necessariamente, o ponto de vista do VaiCorrendo.com)