Treinar em grupo, realmente, é bom?

15/10/2015 07:25

Prof. Rodrigo Carvalho*
 
Fala, corredores! Tudo tranquilo? O assunto de hoje aqui no VaiCorrendo.com envolve as assessorias de corridas de rua, que vêm crescendo semanalmente para o bem do nosso amado esporte.
 
Então vamos lá. Somente o simples fato de você levantar da cama para correr sabendo que há um grupo de pessoas te aguardando já é uma motivação para o treino. Isso é ótimo! Porque, talvez, sozinho você não teria ido.
 
Mas se o seu objetivo for tirar o máximo de proveito daquela sessão de treinos, correndo acompanhado de uma ou mais pessoas, esqueça. É impossível. O correto é uma montagem de treino que atenda A SUA necessidade, individualizada. Além do que, o treino que foi feito anteriormente também altera o que será feito posteriormente. Somos diferentes um do outro e um pace estipulado para você rodar ou fazer tiros dificilmente será bom para um grupo inteiro de pessoas.
 
Minha sugestão é que você, sim, se reúna em grupo, mas durante o treino se concentre no seu ritmo e tente cumprir o estipulado. Agora, se não quer performance e corre por puro lazer e qualidade de vida, vamos conversar e bater um papo durante a corrida. Sei o quanto isso é gostoso.
 
Um forte abraço do Mestre Atleta, bons treinos e até a próxima coluna. Aqui, no site do corredor de rua.
 
*Colunista do VaiCorrendo.com, Rodrigo Carvalho é especialista em treinamento esportivo de bases científicas pós-graduado pela USP de Ribeirão Preto, personal trainer e ex-atleta de elite