Treino, treino, treino... E não consigo melhorar meu tempo!

09/11/2017 08:28
Prof. Rodrigo Carvalho*
 
E aí, amigos corredores. Tudo certo com vocês? Provas rendendo? Coleção de medalhas? Curtindo a "vida corrida"?
 
Eu vejo muitos praticantes de corrida de rua reclamando sobre treinar, treinar, treinar e não melhorar. Talvez a resposta seja a seguinte: você está treinando muito e dando pouco tempo de descanso para seu corpo.
 
No fim do mês passado o nosso amigo Rafael Gonçalves, editor e produtor do VaiCorrendo.com, foi testemunha viva disso: estava com pouco treino, encarou a Meia Maratona de Uberaba e bateu o próprio recorde, correndo sub-2h com folga. Mal sabia ele que estava descansando. E isso fez a diferença.
 
Não adianta se matar de treinar se não descansar o necessário. Então, meus amigos, se conseguiu fazer um treino de alta intesidade, um treino forte, fique feliz e não dê outra porrada em seguida. Alimente-se e descanse adequadamente, pois sua evolução não está na quantidade, mas sim na qualidade do treino.
 
Quanto mais você treinar com qualidade, mais terá melhora no seu desempenho. O excesso nem sempre significa melhora no exercício físico.
 
Grande abraço, ótimos treinos e até a próxima aqui no VaiCorrendo.com, o site do corredor de rua!
 
*Colunista do VaiCorrendo.com, Rodrigo Carvalho é especialista em treinamento esportivo de bases científicas pós-graduado pela USP de Ribeirão Preto, personal trainer e ex-atleta de elite
 
 

(Os textos, informações e opiniões publicadas nesse espaço são de total responsabilidade do autor. Logo, não correspondem, necessariamente, o ponto de vista do VaiCorrendo.com)