Última prova do ano? Dê um descanso ao seu corpo!

15/12/2017 21:16
Prof. Rodrigo Carvalho*
 
Voltei, meus amigos atletas. Tudo certo por aí? A temporada 2017 das corridas de rua está chegando ao fim. Inúmeras provas já passaram por aí, todas anotadas e controladas no calendário regional do VaiCorrendo.com. Então pergunto: "Qual será sua última prova do ano?". E os alunos me perguntam: "Quantos dias posso ficar sem correr e não perder performance?".
 
Já pensaram em tirar alguns dias de férias para dar aquela zerada no seu corpo? Nessa época do ano, após a última corrida - nem que seja a São Silvestre de São Paulo - eu sempre peço para os atletas tirarem de 10 a 15 dias - sem corrida nenhuma - para o organismo descansar e aquela vontade de treinar ficar sempre em alta.
 
Podem ficar tranquilos com esse tempo de descanso, haverá pouquíssima perda de capacidade. Só fique atento com a alimentação. Se seu peso aumentar muito, sua corrida poderá ser prejudicada. Nesse período de festas, pratique outros esportes. Inicie o ano fazendo um bom trabalho de base e terão um 2018 de ótimas corridas.
 
Grande abraço, ótimo descanso e até a próxima aqui no VaiCorrendo.com, o site do corredor de rua!
 
*Colunista do VaiCorrendo.com, Rodrigo Carvalho é especialista em treinamento esportivo de bases científicas pós-graduado pela USP de Ribeirão Preto, personal trainer e ex-atleta de elite
 
 

(Os textos, informações e opiniões publicadas nesse espaço são de total responsabilidade do autor. Logo, não correspondem, necessariamente, o ponto de vista do VaiCorrendo.com)