VaiCorrendoList! Separamos oito dicas para você continuar correndo durante o frio

04/07/2017 09:24
Foto: ReproduçãoDa reportagem/VaiCorrendo.com
 
O clima mais frio, com um vento gelado batendo no rosto, sempre foi um inimigo dos corredores de rua. Praticar corrida em temperaturas de 7 a 12 graus pode provocar enrijecimento muscular, deixando o atleta mais suscetível a sofrer lesões. Em compensação, é mais fácil manter a temperatura durante a prova ou treino.
 
O VaiCorrendo.com separou oito dicas para você continuar correndo, mantendo a atividade física, durante a estação.
 
► 1 | ROUPAS
É preciso se vestir de maneira correta, não use um vestuário pesado. A roupa para a sua corrida no frio há de permitir uma troca de calor com o ambiente. Uma camiseta de cor escura, preta, por exemplo, pode auxiliar na produção de calor.
 

Foto: Marcos P. Tavares/Divulgação

► 2 | PROTEÇÃO
Com o vento gelado, a pele do corredor ficará sensível. Por isso é necessário usar protetores solares e labial mesmo que não haja sol. Proteja a cabeça, mãos e orelhas com gorro ou boné e luvas, como Maria Zeferina Baldaia na foto ao lado. É essencial para manter o desempenho.
 
► 3 | ALIMENTAÇÃO
Pesquisas comprovam que durante o inverno o nosso corpo sente mais fome, exigindo comidas mais calóricas e obrigando o corredor a resistir uma quantidade exagerada de doces e tentações "de padaria". Coma bem. Prefira frutas, legumes e carnes magras, a exemplo do que é necessário nas outras estações. Pães integrais, batata doce, quinoa, aveia, entre outros, podem proporcionar mais energia.
 
► 4 | ALONGAMENTO
Se já é importate alongar em qualquer época do ano, no frio, ainda mais. Com o alongamento o corredor irá preparar a musculatura para a intensidade e evitar lesões. Além de ativar a circulação sanguínea.
 
► 5 | AQUECIMENTO
Aquecer antes da corrida é essencial para prevenir lesões. O corpo do corredor terá um desempenho melhor durante o frio se reservar alguns minutos para trotar antes de iniciar uma carga de maior intensidade.
 
 
 
 
► 6 | HIDRATAÇÃO
É normal achar que não está com tanta sede durante uma corrida no frio. As temperaturas baixas dão tal impressão ao atleta. No entanto, é preciso de uma hidratação constante, antes, durante e depois do treino ou prova. Especialistas recomendam que a hidratação com um líquido preferencialmente gelado deve ser feita a cada 15 ou 20 minutos.
 
► 7 | RESPIRAÇÃO
Você sabia que é possível e importante produzir calor através da respiração? Basta inspirar pelo nariz e expirar pela boca para aquecer o corpo antes que o ar frio entre nos pulmões. Porém, tal técnica não é recomendada em casos de esforço intenso.
 
► 8 | BANHO
Feita a corrida, o corpo do atleta estará quente e não é nada recomendável permanecer muito tempo exposto a uma troca brusca de temperatura. Vá para casa o quanto antes e entre no banho quente.
 
 
Fotos: Reprodução e Marcos P. Tavares/Divulgação
© Proibida a reprodução em outras mídias.